Base dudow 070 2000 – Questão 31

Ciências da Natureza / Biologia / Cordados / Mamíferos
Os níveis de irradiância ultravioleta efetiva (IUV) indicam o risco de exposição ao sol para pessoas de pele do tipo II – pele de pigmentação clara. O tempo de exposição segura (TES) corresponde ao tempo de exposição aos raios solares sem que ocorram queimaduras de pele. A tabela mostra a correlação entre riscos de exposição, IUV e TES:
Uma das maneiras de se proteger contra queimaduras provocadas pela radiação ultravioleta é o uso dos cremes protetores solares, cujo Fator de Proteção Solar (FPS) é calculado da seguinte maneira: 
 
   FPS=TPPTPD
 
TPP = Tempo de exposição mínima para produção de vermelhidão na pele protegida (em minutos).
TPD = Tempo de exposição mínima para produção de vermelhidão na pele desprotegida (em minutos).
O FPS mínimo que uma pessoa de pele tipo II necessita para evitar queimaduras ao se expor ao sol, considerando TPP o intervalo das 12 às 14 horas, num dia em que a irradiância efetiva é maior que 8, de acordo com os dados fornecidos, é:
a) 5.
b) 6.
c) 8.
d) 10.
e) 20.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 57
A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em: a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 31
As trocas gasosas entre os organismos e o ambiente em que estes vivem podem ocorrer de diversas maneiras. A seguir, estão indicados os processos de respiração que ocorrem em determinados animais. Assinale a alternativa incorreta: a) golfinho é pulmonar b) planária é cutânea e branquial c) minhoca é cutânea d) rã adulta é cutânea e pulmonar e) gafanhoto é traqueal
FAMERP 2016 – Questão 15
É correto afirmar que a divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo está relacionada a) com o gasto de energia durante as situações de “luta ou fuga”. b) com o aumento da frequência cardíaca e a dilatação da pupila. c) com as respostas involuntárias por meio da ação da noradrenalina. d) com a conservação e a restauração de energia corpórea. e) com o sistema nervoso central e comanda respostas voluntárias.
Base dudow 2000 – Questão 27
Em uma população de mariposa, 96% dos indivíduos tem cor clara e 4% tem cor escura. Indivíduos escuros cruzados entre si produzem, na maioria das vezes, descendentes claros e escuros. Já os cruzamentos entre indivíduos claros produzem sempre...
FUVEST 2016 – Questão 45
Considere o processo de divisão meiótica em um homem heterozigótico quanto a uma característica de herança autossômica recessiva (Hh). O número de cópias do alelo h nas células que estão no início da intérfase (A), nas células que estão em metáfase I (B) e naquelas que resultam da segunda divisão meiótica (C) é a) b) c) d) e)