Base dudow 066 2000 – Questão 18

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / Governo Provisório
Em março de 1931, o decreto número 19.770 criava, no Brasil, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Considerando-se o contexto histórico, pode-se afirmar que esse ato do Poder Executivo tinha como um de seus objetivos:
a) Promover a expansão do setor primário.
b) Desregulamentar o sistema de contratação e de impostos.
c) Concentrar a renda nacional nas camadas médias urbanas.
d) Acabar com a organização autônoma do movimento operário.
e) Intervir nas relações de trabalho no campo.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 42
As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações...
UNESP (julho) 2006 – Questão 53
Queremos um Estado integrador que, diferentemente do Estado anárquico atual, imponha sua peculiar autoridade sobre todas as classes, sejam sociais ou econômicas. A era ruinosa da luta de classes está chegando ao fim... (Manifesto do Bloco Nacional de Espanha, 1934.) Os autores do manifesto defendem o surgimento deum modelo de Estado a) fascista. b) liberal. c) anarquista. d) neoliberal. e) social-democrata.
UEL 2010 – Questão 4
No pensamento ético-político de Platão, a organização no Estado Ideal reflete a justiça concebida como a disposição das faculdades da alma que faz com que cada uma delas cumpra a função que lhe é própria. No Livro V de A República,...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 5
Considere o texto a seguir: ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 43
Os graves problemas ambientais da Amazônia resultam em consequências sociais também relevantes, como a) a contaminação dos rios, que dizimou a população quilombola. b) a exploração mineral, que gera conflitos com povos indígenas. c) a extração de petróleo, que expulsa trabalhadores do campo. d) o extrativismo vegetal, que dispensa a agricultura familiar. e) o desmatamento, que provoca a retirada de garimpeiros.