Base dudow 063 2000 – Questão 7

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Os cinco sentidos
Os sentidos são dispositivos para a interação com o mundo externo que têm por função receber informação necessária à sobrevivência. É necessário ver o que há em volta para poder evitar perigos. O tato ajuda a obter conhecimentos sobre como são os objetos. O olfato e o paladar ajudam a catalogar elementos que podem servir ou não como alimento. O movimento dos objetos gera ondas na atmosfera que são sentidas como sons. As informações, baseadas em diferentes fenômenos físicos e químicos, apresentam-se na natureza de formas muito diversas. Os sentidos são sensores cujo desígnio é perceber, de modo preciso, cada tipo distinto de informação. A luz é parte da radiação magnética de que estamos rodeados. Essa radiação é percebida através dos olhos. O tato e o ouvido baseiam-se em fenômenos que dependem de deformações mecânicas. O ouvido registra ondas sonoras que se formam por variações na densidade do ar, variações que podem ser captadas pelas deformações que produzem em certas membranas. Ouvido e tato são sentidos mecânicos. Outro tipo de informação nos chega por meio de moléculas químicas distintas que se desprendem das substâncias. Elas são captadas por meio dos sentidos químicos, o paladar e o olfato. Esses se constituem nos tradicionais cinco sentidos que foram estabelecidos já por Aristóteles.
(SANTAELLA, Lucia. Matrizes da Linguagem e Pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001).
 
A leitura atenta do texto permite afirmar que:
a) a classificação dos sentidos estabelecida por Aristóteles é rejeitada pela autora que propõe novas categorias.
b) o tópico frasal do 10. parágrafo apresenta uma definição de sentidos, enquanto que o desenvolvimento do parágrafo retoma e amplia três deles: o tato, o olfato e o paladar.
c) os sentidos são sensores que têm a função específica de perceber cada tipo distinto de informação, seja ela baseada em fenômeno físico ou químico.
d) tanto o ouvido quanto o olfato podem captar as informações trazidas pelas moléculas químicas.
e) o paladar e o olfato são sensores que percebem informações baseadas em fenômenos físicos e químicos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2019 – Questão 9
No sexto parágrafo, a interlocução com o leitor é explicitamente marcada pelo emprego de: a) pergunta. b) estatística. c) depoimento. d) coloquialismo.
FUVEST 2011 – Questão 81
No terceiro parágrafo do texto, a expressão que indica, de modo mais evidente, o distanciamento social do segundo interlocutor em relação às pessoas a que se refere é a) “disposição para o trabalho”. b) “vibração empreendedora”. c) “feição muito particular”. d) “saindo para trabalhar”. e) “dessa gente”.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 21
Disponível em: www.hospitalalbertorassi.org.br. Acesso em: 13 dez. 2017 (adaptado). Considerando-se os elementos constitutivos do texto, esse anúncio visa resolver um problema relacionado ao(à) a) falta de cuidado com o meio ambiente. b) uso indiscriminado de fontes de energia. c) escassez de água em diversos pontos do planeta. d) carência de medidas de controle de poluição ambiental. e) ausência de ações de reciclagem de objetos descartáveis.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 45
Disponível em: www.pmf.sc.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017. Nesse texto, o entrelaçamento de vários gêneros textuais é um mecanismo discursivo para a) destacar a fidelidade dos cães. b) realçar as vantagens de se adotar um cão. c) mostrar a dependência decorrente do amor aos cães. d) enfatizar o interesse das pessoas pela adoção de cães. e) sensibilizar a comunidade sobre a carência dos cães.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 96
Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica,...