Base dudow 048 2000 – Questão 34

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Certa vez, chamaram minha atenção para um erro de português no samba “Comprimido”. É a crônica de um sujeito que briga com a mulher. Ela dá uma dentada nele, que resolve deixar a marca para a provar a agressão. Ganhou esse nome para enfatizar a ideia de que o indivíduo estava pressionado, a ponto de tomar um comprimido e morrer. Lá pelo fim do texto, há o erro: “Noite de samba / Noite comum de novela / Ele chegou / Pedindo um copo d´água / Pra tomar um comprimido / Depois cambaleando / Foi pro quarto / E se deitou / Era tarde demais / Quando ela percebeu que ele se envenenou”. Então me deram um toque. Aí tentei mudar. Nada encaixava. Um desespero. Aí decidi deixar assim, com erro mesmo. Nunca reclamaram.
(Adaptado de entrevista de Paulinho da Viola)
É a crônica de um sujeito que briga com a mulher. Ela dá uma dentada nele, que resolve deixar a marca para provar a agressão. Preserva-se o mesmo sentido desse trecho em:
 
a) É a história de um indivíduo que se desentende com a mulher, leva uma mordida e decide preservar o sinal para provar que foi agredido.
b) É um comentário crítico sobre um fato do cotidiano: a discussão de um meliante com sua esposa. Ela lhe dá uma dentada e ele lhe deixa a marca para comprovar o insulto de que foi vítima.
c) É uma narração sobre um bate-boca entre um homem e uma mulher. Ela o morde e resolve deixar a marca para poder dar queixa à polícia.
d) É um relato sintético sobre a briga de um senhor com uma mulher. Ela o agride com os dentes e ele decide permitir que as marcas permaneçam, confirmando, assim, os xingamentos que recebeu.
e) É uma espécie de conto que fala da briga de um homem e sua mulher, com dentadas e marcas que comprovam as mútuas transgressões.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 96
Prima Julieta ...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 22
A expansão do português no Brasil, as variações regionais com suas possíveis explicações e as raízes das inovações da linguagem estão emergindo por meio do trabalho de linguistas que estão desenterrando as raízes do português brasileiro...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 96
Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica,...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 102
Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no ago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor amigo meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: - Zé-Zim, por que é que você não cria...
PASUSP 2008 – Questão 17
O emprego dos verbos no pretérito imperfeito no trecho Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se..., e no pretérito perfeito no trecho Driblou. Escorregou. Driblou. Correu. Parou. Chutou., expressam ações, respectivamente, a) simultâneas e inacabadas. b) concluídas e habituais. c) inacabadas e futuras. d) possíveis e concluídas. e) simultâneas e concluídas.