Base dudow 018 2000 – Questão 21

Ciências Humanas / Geografia / Migrações Internacionais / O Caso Europeu
 O gráfico e a reportagem a seguir estão relacionados a uma das temáticas mais importantes no mundo atual: a 
imigração.
 
 
"SOMOS FRANCESES, MAS NÃO FRANCESES DE 
VERDADE”.
Manifestantes da comunidade de imigrantes incendiaram centenas de carros e vários estabelecimentos comerciais durante a noite desta sexta-feira (04/11) nos subúrbios pobres de Paris. Um incêndio a sudoeste da capital francesa, em Trappes, consumiu um pátio de estacionamento com 27 ônibus. (...)
Nas noites anteriores houve episódios nos quais os policiais utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha, e alguns manifestantes responderam com tiros de munição real. Os distúrbios se espalharam por várias outras cidades na noite de quinta-feira, tendo havido ataques similares na cidade de Dijon, no norte da França, e em Marselha, na costa mediterrânea. Thomas Crampton e Katrin Bennhold
(Divulgado pelo NIEM - Núcleo Interdisciplinar de Estudo Migratórios - UERJ. Uol. Mídia Global, 05/11/2005.)
 
As principais causas para a mudança verificada no gráfico, a partir de meados dos anos 1970, e a correspondente consequência que ajuda a compreender os problemas atuais da imigração estão apontadas em:
a) crise do modelo produtivo fordista que reduziu a utilização de mão-de-obra, dificuldade de integração dos imigrantes, aumentando sua segregação.
b) elevação do crescimento vegetativo nacional, aumento dos gastos sociais do Estado, resultando em menor demanda de mão-de-obra.
c) término da Guerra Fria - crescimento político da extrema-direita, favorecendo a adoção de medidas de restrição à entrada de imigrantes.
d) consolidação da União Européia  - utilização crescente da mão-de-obra européia, substituindo os imigrantes das nações subdesenvolvidas.
e) A política francesa de total integração social e econômica dos imigrantes, principalmente os do norte da África.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 32
Muitas crises políticas afetaram a América do Sul nos últimos, anos por razões distintas. Observe o mapa e responda. (Simielli, 2001) Pode-se afirmar que as crises nos paísesa) I e II foram geradas por oposição aos Estados Unidos.b) III e VIII decorreram do ingresso em blocos regionais.c) IV e V estão associadas ao tráfico de narcóticos.d) VI e X resultaram da eleição de políticos de esquerda.e) VII e IX foram causadas pelo não pagamento da dívida externa.
UFSCar - Quí, Mat e His 2009 – Questão 23
No fim do século XVIII, a ocupação européia no Oriente estava na seguinte situação: ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 69
"Convém ter muita advertência nas prisões que fizer nas pessoas que hão de sair ao auto público, que se faça tudo com muita justificação pelo muito que importa à reputação e crédito do Santo Ofício e a honra e fazenda das ditas pessoas,...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 74
De Juscelino Kubitschek, como presidente, em mensagem ao Congresso Nacional (15.03.1956): ...
Base dudow 2000 – Questão 43
Regime ditatorial de feições corporativas, instaurado por Getúlio Vargas, em 1937, o Estado Novo teve seu fim em outubro de 1945, devido: a) Ao fim do mandato presidencial de Getúlio Vargas; b) À renúncia de Getúlio Vargas ao mandato presidencial; c) À morte natural de Getúlio Vargas; d) Ao suicídio de Getúlio Vargas; e) À deposição de Getúlio Vargas por golpe militar