Base dudow 013 2000 – Questão 35

Ciências da Natureza / Química / Soluções / Mistura de Soluções (Reação Química)
 As legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo eram obrigadas a cobrir longas distâncias, marchando em menor tempo possível.
Os soldados levavam em seus equipamentos um saquinho que continha vinho azedo diluído, que era ingerido em pequenos goles durante a marcha. A mistura continha um ácido carboxílico (acético) que, como todo ácido, estimula a salivação, diminuindo a sensação de sede.
Com relação ao ácido acético, é correto afirmar que:
a) seu isômero funcional é o éter dietílico;
b) é um ácido carboxílico fraco e, por esse motivo, sua dissociação é considerada completa;
c) ao reagir com o hidróxido de sódio, produz um sal cujo cátion sofre hidrólise em meio aquoso;
d) a solução aquosa do seu sal de sódio apresenta pH menor que 7;
e) a oxidação do etanol é o método mais utilizado para a produção do ácido acético.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 30
O cloreto de prata e o cloreto de cobre I são sais presentes na composição do vidro das lentes fotossensíveis. Quando a luz incide sobre essas lentes, ocorre uma reação química de transferência de elétrons entre os íons cloreto e os íons...
UFABC 2008 – Questão 67
A fórmula estrutural da meglumina é A análise dessa fórmula permite concluir que a meglumina I. deve ser solúvel em água; II. apresenta isomeria cis-trans; III. apresenta átomos de carbono assimétricos. É correto somente o que se afirma em a) II. b) III. c) I e II. d) I e III. e) II e III.
FGV Economia 2010 – Questão 113
O número de átomos de carbono terciário na molécula de eugenol e o nome do processo de obtenção representado na figura são, respectivamente, a) 1 e adsorção. b) 1 e destilação. c) 3 e adsorção. d) 3 e cromatografia. e) 3 e destilação.
FUVEST 2007 – Questão 28
Os comprimidos de um certo anti-ácido efervescente contêm ácido acetilsalicílico, ácido cítrico e determinada quantidade de bicarbonato de sódio, que não é totalmente consumida pelos outros componentes, quando o comprimido é dissolvido em...
Base dudow 2000 – Questão 62
A água da chuva em uma região poluída tem pH igual a 3,0. O volume, em litros, de uma solução de hidróxido de sódio de concentração 0,01 mol/L necessário para neutralizar completamente 100 mL de água da chuva é a) 0,1. b) 0,01. c) 0,001. d) 0,002. e) 0,003.