Base dudow 010 2000 – Questão 9

Linguagens / Literatura / Humanismo / Traços Característicos - Humanismo
Em Farsa de Inês Pereira (1523), Gil Vicente apresenta uma donzela casadoura que se lamenta das canseiras do trabalho doméstico e imagina casar-se com um homem discreto e elegante. O trecho a seguir é a fala de Latão, um dos judeus que foi em busca do marido ideal para Inês, dirigindo-se a ela:
 
Foi a coisa de maneira,
tal friúra e tal canseira,
que trago as tripas maçadas;
assim me fadem boas fadas
que me soltou caganeira...
para vossa mercê ver
o que nos encomendou.
 
Friúra: frieza, estado de quem está frio;
Maçadas: surradas;
Fadem: predizem.
VICENTE, Gil. Farsa de Inês Pereira. 22a ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 95
 
Sobre o trecho, é correto afirmar:
a) Privilegia a visão racionalista da realidade por Gil Vicente, empregada pelo autor para atender as necessidades do homem do Classicismo.
b) É escrito com perfeição formal e clareza de raciocínio, pelas quais Gil Vicente é considerado um mestre renascentista.
c) Retrata uma cena grotesca em que se notam traços da cultura popular, o que não invalida a inclusão de Gil Vicente entre os autores do Humanismo.
d) Sua linguagem é característica de um período já marcado pelo Renascimento, o que se evidencia pela referência de Gil Vicente a figuras mitológicas clássicas, como as "boas fadas".
e) Revela em Gil Vicente uma visão positiva do homem de fé que se liberta da doença pelo recurso à divindade.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 13
A respeito da obra "Farsa do Velho da Horta", escrita em 1512 por Gil Vicente, pode afirmar-se que ...
Base dudow 2000 – Questão 10
(...) Mas um velho, de aspeito venerando, ...
Base dudow 2000 – Questão 18
Marque a alternativa INCORRETA a respeito do Humanismo: a) Época de transição entre a Idade Média e o Renascimento. b) O teocentrismo cede lugar ao antropocentrismo. c) Fernão Lopes é o grande cronista da época. d) Garcia de Resende coletou as poesias da época, publicadas em 1516 com o nome de Cancioneiro Geral. e) A Farsa de Inês Pereira é a obra de Gil Vicente cujo assunto é religiosa, desprovida de crítica social.