Base dudow 002 2000 – Questão 11

Linguagens / Literatura / Painel Contemporâneo / Conto
- Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem!
Todos correram de novo à cozinha e rodearam mudos a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:
- Se você mandar matar esta galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!
- Eu também! Jurou a menina com ardor. 
Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: "E dizer que a obriguei a correr naquele estado!". A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto.

No excerto acima, do conto "Uma galinha", Clarice Lispector, a autora de LAÇOS DE FAMÍLIA,
a) utiliza a ave para projetar nela a condição da mulher enquanto fêmea reprodutora, dona de casa e ser reflexivo.
b) alegoriza a condição da mulher moderna, emancipada das estritas funções domésticas, e, no entanto saudosa delas.
c) estabelece uma analogia entre a criação artística e o parto, mostrando o quanto há neles de sofrimento e o nenhum reconhecimento que obtêm no mundo moderno.
d) afasta-se do tema que estrutura seu livro e pratica uma forma singular de humor, num conto ao mesmo tempo cruel e anedótico.
e) vale-se da uma galinha para simbolizar nela a crise de uma família de classe média cujos laços afetivos há muito se desataram.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2008 – Questão 44
Assinale a alternativa contendo afirmação correta acerca de fato linguístico do texto. ...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 13
Leia a posteridade, ó pátrio Rio, ...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 22
No verso do texto 1 "Metal de voz que enleva de doçura", a preposição "de" ocorre duas vezes, formando expressões que indicam, respectivamente, relação de a) posse e de consequência. b) causa e de posse. c) qualificação e de causa. d) modo e de qualificação. e) posse e de modo.
Base dudow 2000 – Questão 38
Observe as afirmações abaixo que definem as principais características de diferentes correntes estéticas da literatura e aponte a sequência das que estiverem corretas: ...
Base dudow 2000 – Questão 2
O texto trata essencialmente: a) Das relações de Afonso com a família. b) De Afonso de Teive e suas relações com seus amigos e com Teodora. c) Do retorno de Afonso a Buenos Aires. d) Da vida pregressa de Teodora. e) Das provocações que Afonso fazia a seus amigos.