Médicos nas redes sociais Reprodução Tinder
Médicos expõem pacientes em redes sociais
DE SÃO PAULO - 20/08/2014 01h50
Médicos e outros profissionais da saúde registram cada vez mais suas rotinas nas redes sociais. O problema é que, frequentemente, expõem também os pacientes, algumas vezes em situações constrangedoras.
No aplicativo de paquera Tinder – em que os usuários exibem uma seleção de fotos para atrair a atenção do potencial pretendente –, é possível encontrar imagens de profissionais em centros cirúrgicos, UTIs e outros ambientes hospitalares.
Em busca feita pela reportagem, foram encontradas fotos em que era possível ver o rosto dos pacientes, incluindo de um homem sendo operado e uma criança que fazia tratamento contra um câncer.
"Colocar foto de jaleco e dentro do hospital é 'ímã de mulher' no Tinder", diz um médico de 30 anos da rede pública de São Paulo que costuma usar o aplicativo. Ele diz que já usou uma foto sua operando, mas agora tem apenas imagens em que não é possível identificar outras pessoas ou a instituição de saúde em que trabalha. "Fiquei com medo de que desse problema", explicou.
Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina), o registro de pacientes, identificando os ou não, é irregular.
"É proibido tirar essas fotos. Existe uma resolução bem rígida sobre o assunto", diz Emmanuel Fortes, coordenador do departamento de fiscalização do CFM.
Ele diz que a única situação em que o registro de pacientes é permitido é para fins científicos, como a exibição em congressos médicos.
"Mas tem de haver consentimento do paciente, além da preservação de sua imagem."
Médicos que desrespeitarem a norma estão sujeitos a punição, inclusive com a perda de registro profissional, em casos julgados graves.
Folha de S.Paulo. Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/08/1503001-medicos-expoem-pacientes-em-redes-sociais.shtml.
Acesso em: 5set. 2015.
No segundo parágrafo da matéria da Folha de S.Paulo, os travessões são empregados de modo a
a) enaltecer o problema da exposição nas redes sociais.
b) destacar a ideia que os usuários têm a respeito do aplicativo.
c) direcionar a opinião do leitor para as implicações das redes sociais.
d) explicitar a finalidade do aplicativo.