URCA- Geo_Hist_Port_Ing 2022 – Questão 17

Ciências Humanas / Geografia
A crise militar entre a Ucrânia e Rússia tomou, recentemente, os veículos de notícias. Os fatos ocorreram em grande velocidade, incluindo o processo de invasão das tropas russas ao território ucraniano. Destruição de prédios e perdas de vidas, inclusive de civis indefesos e em fuga, foram uma das consequências desse abominável conflito armado. No que se refere a essa disputa militar, especialmente em função das suas causas, pode-se afirmar que:
a) Não era para ocorrer nesta intensidade, uma vez que a Ucrânia sempre foi um país perfeitamente alinhado aos interesses russos.
b) Os dois países estiveram distantes ao longo da Guerra Fria, com a Ucrânia mais alinhada ao Ocidente, mas se aproximaram recentemente, o que não justifica essa ação violenta da Rússia.
c) A União Europeia e a ONU acompanharam esse conflito à distância, sem fazer nenhum encontro para debater a crise, por entenderem que ele não impactaria, política e economicamente, os seus países membros.
d) O movimento político e militar da Ucrânia em direção à OTAN, tido pela Rússia como inaceitável, foi o estopim do recente momento de conflito militar entre esses dois países.
e) A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) atuou, desde o início do conflito, militarmente em território ucraniano contra a invasão russa

Veja outras questões semelhantes:

UFMG 2014 – Questão 24
Observe o mapa a seguir ...
Base dudow 2000 – Questão 63
Em relação à agricultura brasileira, é correto afirmar que: ...
UNESP 2012 – Questão 44
Observe os perfis longitudinais de importantes rios de algumas das bacias hidrográficas brasileiras. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 31
A figura mostra que, ao longo da segunda metade do século passado, ocorreu intensa urbanização no Brasil. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 7
      Vivemos nessa era interligada em que pessoas de todo o planeta participam de uma única ordem informacional das comunicações modernas. Graças à globalização e ao poder da internet, quem estiver em...