UNIP 2022 – Questão 21

Ciências Humanas / História
A expansão marítima de países europeus, depois do século XV, e associados a ela o descobrimento e a colonização da América, constitui o capítulo mais importante da modernidade. Ela não é um fato isolado porque deriva do desenvolvimento do comércio continental europeu e de suas condições mais gerais. Sobre a descoberta e a colonização da América, assinale a alternativa correta.
a) O pioneirismo de Portugal na descoberta e na colonização da América se deve, sobretudo, à excelência técnica e científica desenvolvida na Escola de Sagres.
b) Depois dos portugueses, os espanhóis se lançaram ao mar pelo Oriente, procurando rotas para atingir os mercados chinês, asiático e africano.
c) Inicialmente, o colono não veio nesse território para trabalhar, mas na condição de dirigente da produção de gêneros, como homem de negócio.
d) Os modelos de povoamento das Américas do Norte e do Sul tinham similaridades, entre as quais o tipo de trabalho que desempenharam e o modelo de ocupação territorial.
e) A colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa religiosa destinada a defender os interesses da Igreja e da Coroa Portuguesa, aliadas na luta contra mouros.

Veja outras questões semelhantes:

PUC -SP 2019 – Questão 40
Leia atentamente os versos destacados do poema “À Cidade da Bahia” de Gregório de Matos, escrito no final do século XVII. ...
UNESP 2020 – Questão 41
Dois fatores que contribuíram para os processos de emancipação política na África e na Ásia no pós-Segunda Guerra Mundial foram: ...
FAMERP 2022 – Questão 28
Observe a charge de Henfil, publicada em 1984. ...
UNESP 2021 – Questão 23
A afirmação do texto 2 de que “Quando Pedro Álvares Cabral e seus homens chegaram à costa da atual Bahia em 1500, não havia, obviamente, nem Brasil nem brasileiros” é correta, pois ...
UNESP (julho) 2014 – Questão 39
O Congresso de Viena, entre 1814 e 1815, reuniu representantes de diversos Estados europeus e resultou a) na afirmação do caráter laico dos regimes políticos e da importância da separação entre Estado e Igreja. ...