UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 61

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Roma
“Podemos dizer que antes as coisas do Mediterrâneo eram dispersas... mas como resultado das conquistas romanas é como se a história passasse a ter uma unidade orgânica, pois, as coisas da Itália e da África passaram a ser entretecidas com as coisas da Ásia e da Grécia e o resultado disso tudo aponta para um único fim.”
(Políbio, História, I.3.)
 
No texto, a conquista romana de todo o Mediterrâneo é:
a) criticada, por impor aos povos uma única história, a ditada pelos vencedores.
b) desqualificada, por suprimir as independências políticas regionais.
c) defendida, por estabelecer uma única cultura, a do poder imperial.
d) exaltada, por integrar as histórias particulares em uma única história geral.
e) lamentada, por sufocar a autonomia e identidade das culturas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 40
The human brain a) is employed about 10% of the time in its full capacity. b) could use 90% of its energy in future, after additional research. c) may be used at only 10% of its full potential in certain situations. d) is highly demanded by people who have an extraordinary memory for numbers. e) was much more active in scientists like Albert Einstein and William James.
Base dudow 2000 – Questão 49
O socialismo implementado na revolução Russa, ficou caracterizado por uma séries de adaptações as ideias originais de Marx , recebendo a denominação de : a) Utópico b) Castrista c) Soviético d) Científico e) Real
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 46
Uma das grandezas que representa o fluxo de elétrons que atravessa um condutor é a intensidade da corrente elétrica, representada pela letra i. Trata-se de uma grandeza: ...
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 45
A Dra. Joan Luby afirma que ...
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 37
Segundo o texto, a) há mais refugiados sírios no Líbano do que os quatro milhões na Jordânia. b) mais de 25% dos moradores do Líbano são refugiados. c) as fronteiras libanesas estão abertas aos sírios. d) há 4,27 milhões de refugiados sírios no Líbano. e) os refugiados podem se estabelecer no Líbano somente por quatro anos.