UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 21

Ciências da Natureza / Biologia / Invertebrados: Grupos Mais Simples / Nematelmintos Parasitas
Acerca da doença conhecida como amarelão (ou ancilostomíase), é correto afirmar que:
a) seu agente causador pertence ao mesmo filo da lombriga (Ascaris lumbricoides), que causa a ascaridíase, e da tênia (Taenia solium), que causa a teníase.
b) no filo do agente causador do amarelão, os organismos são sempre parasitas, uma vez que não possuem cavidade celomática verdadeira.
c) o doente apresenta cor amarela na pele porque o parasita aloja-se nas células hepáticas, produzindo aumento do fígado (hepatomegalia).
d) o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro.
e) medidas de saneamento só são efetivas no combate à doença se forem eliminados também os hospedeiros intermediários.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 12
Com relação à fotossíntese podemos dizer que: a) a taxa da fotossíntese é sempre proporcional ao aumento da concentração de CO2‚ na atmosfera. b) a redução do NADP (nicotinamida-adenina-difosfato) ocorre durante a fotofosforilação cíclica. c) a redução de CO2‚ nas plantas superiores ocorre no estroma do cloroplasto. d) a quebra da molécula de água independe da luz. e) a fotossíntese é um processo exclusivo de Angiospermas e Gimnospermas.
UNESP 2014 – Questão 65
A complexa organização social das formigas pode ser explicada pelas relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso para as operárias cuidarem das suas irmãs que terem seus próprios filhos e...
UNESP 2008 – Questão 18
Paulo considerou incoerente afirmar que as plantas promovem o sequestro de carbono pois, quando respiram, as plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi informado de que a afirmação é: ...
FUVEST 2013 – Questão 43
No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte vermelha ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 10
Sejam p, q, r as raízes distintas da equação x3 - 2x2 + x - 2 = 0 A soma dos quadrados dessas raízes é igual a a) 1. b) 2. c) 4. d) 8. e) 9.