UERJ 2009 – Questão 3

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Coesão Textual
Juventude e participação
Inicialmente, gostaria de destacar que toda avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste caso, essa comparação poderia ser feita em duas direções. Uma delas em relação a outras faixas etárias e a outra em relação à juventude de épocas passadas. Em relação à primeira dimensão, me parece que o comportamento político da juventude não seja diferente do de outras faixas etárias. Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política das outras faixas. Existem parcelas da população passivas (e entre elas há jovens e também adultos), assim como existem parcelas da população com alta taxa de participação política, e entre elas podemos igualmente identificar jovens e adultos.
Logo, uma comparação entre faixas etárias não nos leva a concluir que seja baixa a participação política da juventude. Agora, em relação à outra dimensão, a comparação entre juventudes de épocas diferentes, podemos constatar diferenças que aparentemente levem algumas pessoas a afirmações do tipo “a juventude atual não está com nada”, “antigamente os jovens tinham maior consciência e atuação política”. E aqui, novamente, devemos analisar a questão por partes. Jovens alienados e passivos sempre existiram ao lado de jovens conscientizados e ativos politicamente.
Deve-se reconhecer que 1a proporção entre essas duas categorias muda com o tempo, tem épocas em que a proporção de jovens ativos se amplia e em outras épocas diminui. Mas esse aumento ou diminuição é uma expressão da sociedade como um todo e não de uma determinada faixa etária. Se numa época a parcela de jovens cresce e se torna mais intensa, 2é porque esse mesmo fenômeno se manifesta na sociedade como um todo. O comportamento juvenil expressa as tendências gerais da sociedade como um todo.
A grande diferença está nos meios de que dispõem os jovens para desenvolver sua consciência crítica 3ou para manifestar sua postura política. Aí, sim, registramos mudanças radicais em relação a outras épocas.
Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de  comunicação que permitem ampliar a velocidade e a abrangência da transmissão de ideias, o que oferece facilidades nunca antes disponíveis para a expressão política da juventude.
A minha resposta pode parecer otimista 4e tenho plena consciência de que ela é. Os jovens da atualidade não são diferentes dos jovens de outras épocas, aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do passado, a diferença não está no grau e sim na forma. Não muda o caminho, muda a forma de caminhar.
LUÍS DE LA MORA. Adaptado de www.cipo.org.br
Nos processos de coesão textual, há vocábulos que substituem palavras, expressões ou ideias anteriormente expostas.
Um exemplo em que o vocábulo grifado retoma algo enunciado em parágrafo anterior é:
a) “a proporção entre essas duas categorias” (ref.1)
b) “é porque esse mesmo fenômeno” (ref.2)
c) “ou para manifestar sua postura política.” (ref.3)
d) “e tenho plena consciência de que ela é.” (ref.4)
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2005 – Questão 2
Conheci em Paris um escultor brasileiro, bolsista, que não frequentava museus para não perder a personalidade, esquecendo que só se perde o que se tem. (ref.5) ...
UERJ (julho) 2007 – Questão 18
...laughing till my sides hurt, heard my voice finally blend with the others. (ref.3) The attitude of the author as a child is justified by the following fragment: a) “Although we grew up together, we still had class outcasts.” (ref.1) b) “providing the group with ample material for jokes.” (ref.2) c) “I knew perfectly well what it felt like to be mocked myself.” (ref.4) d) “Often being accepted by others is more satisfying than being accepted by oneself,” (ref.5)
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 10
Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas graficamente pelas mesmas regras por que estão acentuadas, respectivamente, em: chalé, céu, existência. a) atrás, dói, próprio. b) três, pôde, evidência. c) Jaú, caráter, máscara. d) pré-requisitos, ruína, vários. e) fé, mídia, competência.
UERJ 2009 – Questão 25
Um pesquisador possui em seu laboratório um recipiente contendo 100 exemplares de Aedes aegypti, cada um deles contaminado com apenas um dos tipos de vírus, de acordo com a seguinte tabela: Retirando-se simultaneamente e ao acaso dois mosquitos desse recipiente, a probabilidade de que pelo menos um esteja contaminado com o tipo DEN 3 equivale a: a) 8/81 b) 10/99 c) 11/100 d) 21/110
UERJ 2012 – Questão 42
Três modelos de aparelhos de ar-condicionado, I, II e III, de diferentes potências, são produzidos por um determinado fabricante. Uma consulta sobre intenção de troca de modelo foi realizada com 1000 usuários desses produtos. Observe a...