UERJ 2009 – Questão 3

Linguagens / Português / Coesão e Coerência / Coesão Textual
Juventude e participação
Inicialmente, gostaria de destacar que toda avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste caso, essa comparação poderia ser feita em duas direções. Uma delas em relação a outras faixas etárias e a outra em relação à juventude de épocas passadas. Em relação à primeira dimensão, me parece que o comportamento político da juventude não seja diferente do de outras faixas etárias. Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política das outras faixas. Existem parcelas da população passivas (e entre elas há jovens e também adultos), assim como existem parcelas da população com alta taxa de participação política, e entre elas podemos igualmente identificar jovens e adultos.
Logo, uma comparação entre faixas etárias não nos leva a concluir que seja baixa a participação política da juventude. Agora, em relação à outra dimensão, a comparação entre juventudes de épocas diferentes, podemos constatar diferenças que aparentemente levem algumas pessoas a afirmações do tipo “a juventude atual não está com nada”, “antigamente os jovens tinham maior consciência e atuação política”. E aqui, novamente, devemos analisar a questão por partes. Jovens alienados e passivos sempre existiram ao lado de jovens conscientizados e ativos politicamente.
Deve-se reconhecer que 1a proporção entre essas duas categorias muda com o tempo, tem épocas em que a proporção de jovens ativos se amplia e em outras épocas diminui. Mas esse aumento ou diminuição é uma expressão da sociedade como um todo e não de uma determinada faixa etária. Se numa época a parcela de jovens cresce e se torna mais intensa, 2é porque esse mesmo fenômeno se manifesta na sociedade como um todo. O comportamento juvenil expressa as tendências gerais da sociedade como um todo.
A grande diferença está nos meios de que dispõem os jovens para desenvolver sua consciência crítica 3ou para manifestar sua postura política. Aí, sim, registramos mudanças radicais em relação a outras épocas.
Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de  comunicação que permitem ampliar a velocidade e a abrangência da transmissão de ideias, o que oferece facilidades nunca antes disponíveis para a expressão política da juventude.
A minha resposta pode parecer otimista 4e tenho plena consciência de que ela é. Os jovens da atualidade não são diferentes dos jovens de outras épocas, aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do passado, a diferença não está no grau e sim na forma. Não muda o caminho, muda a forma de caminhar.
LUÍS DE LA MORA. Adaptado de www.cipo.org.br
Nos processos de coesão textual, há vocábulos que substituem palavras, expressões ou ideias anteriormente expostas.
Um exemplo em que o vocábulo grifado retoma algo enunciado em parágrafo anterior é:
a) “a proporção entre essas duas categorias” (ref.1)
b) “é porque esse mesmo fenômeno” (ref.2)
c) “ou para manifestar sua postura política.” (ref.3)
d) “e tenho plena consciência de que ela é.” (ref.4)
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2006 – Questão 36
Na fotografia abaixo, podemos identificar organismos produtores e consumidores, participantes da cadeia alimentar. ...
UERJ 2016 – Questão 7
A PRESSA DE ACABAR ...
UERJ 2009 – Questão 21
There is a dramatic contrast between Henk, the Afrikaner, and Henk, the African. This contrast is best represented by the following words: a) London and Seattle b) regime and government c) small world and global stage d) apartheid policies and politics
UERJ 2005 – Questão 45
O Grande Rio é uma das regiões metropolitanas com maior incidência de trabalhadores informais do país. Em 1998, trabalhadores sem carteira assinada e autônomos representavam 42,4% da força de trabalho, contra 43,1% dos empregados com carteira....
UERJ 2009 – Questão 31
Segundo o modelo simplificado de Bohr, o elétron do átomo de hidrogênio executa um movimento circular uniforme, de raio igual a 5,0 × 10-11 m, em torno do próton, com período igual a 2 × 10-15 s. Com o mesmo valor da velocidade orbital no átomo, a distância, em quilômetros, que esse elétron percorreria no espaço livre, em linha reta, durante 10 minutos, seria da ordem de: a) 102 b) 103 c) 104 d) 105