FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 48

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
[...]
Acordei aos gritos do coronel, e levantei-me estremunhado. Ele, que parecia delirar, continuou nos mesmos gritos, e acabou por lançar mão da moringa e arremessá-la contra mim. Não tive tempo de desviar-me; a moringa bateu-me na face esquerda, e tal foi a dor que não vi mais nada; atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço, lutamos, e esganei-o.
Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito; mas ninguém me ouviu. Voltei à cama, agitei-o para chamá-lo à vida, era tarde; arrebentara o aneurisma, e o coronel morreu. Passei à sala contígua, e durante duas horas não ousei voltar ao quarto.
[...] 
Antes do alvorecer curei a contusão da face. Só então ousei voltar ao quarto. Recuei duas vezes, mas era preciso e entrei; ainda assim, não cheguei logo à cama. Tremiam-me as pernas, o coração batia-me; cheguei a pensar na fuga; mas era confessar o crime, e, ao contrário, urgia fazer desaparecer os vestígios dele. Fui até a cama; vi o cadáver, com os olhos arregalados e a boca aberta, como deixando passar a eterna palavra dos séculos: “Caim, que fizeste de teu irmão?” Vi no pescoço o sinal das minhas unhas; abotoei alto a camisa e cheguei ao queixo a ponta do lençol. Em seguida, chamei um escravo, disse-lhe que o coronel amanhecera morto; mandei recado ao vigário e ao médico.
A primeira ideia foi retirar-me logo cedo, a pretexto de ter meu irmão doente, e, na verdade, recebera carta dele, alguns dias antes, dizendo-me que se sentia mal. Mas adverti que a retirada imediata poderia fazer despertar suspeitas, e fiquei. Eu mesmo amortalhei o cadáver, com o auxílio de um preto velho e míope.
(Machado de Assis, “O enfermeiro”.)
Considerando o fragmento de “O enfermeiro”, é correto afirmar que, na obra de Machado de Assis,
a) os impulsos doentios e as atitudes criminosas do homem são dois de seus principais temas.
b) os comportamentos humanos são analisados em função das relações sociais.
c) são constantes as referências religiosas e bíblicas, atestando a confiança do homem que obedece à moral cristã.
d) os personagens se conduzem de acordo com as normas éticas universais, mesmo quando infringem as leis dos homens.
e) os negros surgem como personagens secundários, em posição de servos incompetentes, justificandose, assim, a existência do regime escravocrata.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2008 – Questão 46
São Paulo vai se recensear. O governo quer saber quantas pessoas governa. A indagação atingirá a fauna e a flora domesticadas. Bois, mulheres e algodoeiros serão reduzidos a números e invertidos em estatísticas. ...
Base dudow 2000 – Questão 45
Assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada verdadeira com relação à obra de Machado de Assis. ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 32
Uma coisa ninguém discute: se Zacarias morreu, o seu corpo não foi enterrado. ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 28
Leia os textos e analise as afirmações. ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 29
Isaac Newton procurou unificar a física celeste com a física terrestre, ou seja, leis que regem movimentos observados no céu podem explicar os movimentos observados na Terra. ...