UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 66

Ciências Humanas / História / A Crise da Monarquia e o Advento da República / A Questão Religiosa
Do papa Leão XIII na encíclica Diuturnum, de 1881: se queremos determinar a fonte do poder no Estado, a Igreja ensina, com razão, que é preciso procurá-la em Deus. Ao torná-la dependente da vontade do povo, cometemos primeiramente um erro de princípio e, além disso, damos à autoridade apenas um fundamento frágil e inconsistente.

Nessa encíclica, a Igreja defendia uma posição política
a) populista.
b) liberal.
c) conservadora.
d) democrática.
e) progressista.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 26
Observe o mapa. Juntando-se as três legendas que representam as mais baixas altitudes do relevo brasileiro, é possível afirmar que a maioria dessas terras apresenta a) altitudes sempre superiores a 800 metros. b) altitudes inferiores a 800 metros. c) planaltos com altitudes maiores que 800 metros. d) planícies com altitudes em torno de 800 metros. e) altitudes médias superiores a 800 metros.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 30
Considere o trecho de O Cortiço, de Aluísio Azevedo. ...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 25
Dizer “só no fim do mês recebe” é diferente de “no fim do mês recebe”, pois, no primeiro caso, é flagrante a ideia de a) intensidade. b) demora. c) tempo indefinido. d) rapidez. e) probabilidade.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 20
De início, morar na casa de Borges era solitário e tedioso, o que levou Inácio a pensar em ir embora. Todavia, isso não aconteceu, sobretudo porque o rapaz a) passou a ser mais bem tratado pelo casal após três semanas. b) teve uma educação que não lhe permitiria tal rebeldia. c) se pegou atraído por D. Severina, com o passar do tempo. d) gostava, na realidade, do trabalho que realizava com Borges. e) sentia que D. Severina se mostrava mais atenciosa com ele.
UNESP 2013 – Questão 60
O marketing religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de uma determinada religião, oferecendo uma linha de produtos e serviços específicos para determinado segmento religioso e linguagem inerente ao...