UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 61

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
Ao povo dei tantos privilégios quanto lhe bastam, à sua honra nada tirei nem acrescentei; mas os que tinham poder e eram admirados pelas riquezas, também neles pensei, que nada tivessem de infamante... entre uma e outra facção, a nenhuma permiti vencer injustamente.
 (Sólon, século VI a.C.)

No governo de Atenas, o autor procurou

a) restringir  a  participação  política  de  ricos  e  pobres, para impedir que suas demandas pusessem em perigo a realeza.
b) impedir que o equilíbrio político existente, que beneficiava  a  aristocracia,  fosse  alterado  no sentido da democracia.
c) permitir a participação dos cidadãos pobres na política, para derrubar o monopólio dos grandes proprietários de terras.
d) abolir a escravidão dos cidadãos que se endividavam, ao mesmo tempo em que mantinha sua exclusão da vida política.
e) disfarçar seu poder tirânico com concessões e encenações que davam aos cidadãos a ilusão de que participavam da política.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 53
Um estudante contou ao seu professor de Física que colocou uma garrafa PET vazia, fechada, no freezer de sua casa. Depois de algum tempo, abriu o freezer e verificou que a garrafa estava amassada. Na primeira versão do...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 21
Acerca da doença conhecida como amarelão (ou ancilostomíase), é correto afirmar que: ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 4
Analise as afirmações sobre Memórias de um Sargento de Milícias. ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 71
Os membros da loja maçônica fundada por José Bonifácio em 2 de junho de 1822 (e que no dizer de Frei Caneca não passava de um “clube de aristocratas servis”) juraram “procurar a integridade e independência e felicidade do Brasil como...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 8
...