UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 3

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)
Quanto aos sentidos que encerra, a frase — Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. — equivale a
a) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, uma vez que não têm informações e orientações suficientes.
b) Como os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, não têm informações e orientações suficientes.
c) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, mas não têm informações e orientações suficientes.
d) Tanto os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, que não têm informações e orientações suficientes.
e) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, portanto não têm informações e orientações suficientes.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 18
What kind of subject does the cartoon above is referred to? a) education b) politics c) economy d) health e) religion
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 1
Segundo o texto, ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 13
Disponível em: www.separeolixo.gov.br. Acesso em: 4 dez. 2017 (adaptado). Nessa campanha, a principal estratégia para convencer o leitor a fazer a reciclagem do lixo é a utilização da linguagem não verbal como argumento para a) reaproveitamento de material. b) facilidade na separação do lixo. c) melhoria da condição do catador. d) preservação de recursos naturais. e) geração de renda para o trabalhador.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 108
Os gêneros textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural. Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso, um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais...
Base dudow 2000 – Questão 19
Qual é o grande problema de Calvin de acordo com a charge? a) Não saber ler nem ver as horas nos relógios de parede. b) Não ter prestado atenção nas últimas duas horas de aula. c) Não ter percebido o relógio na parede nas últimas duas horas. d) Não saber a que horas a professor chega na sala. e) Não saber ver as horas pelo relógio.