UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 3

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 Os jovens e os dilemas da sexualidade
Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que se torna uma questão velada de repressão.
O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que, quando o assunto é sexo, há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparação a anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e essa cobrança acaba sendo internalizada; assim, as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.
(www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade, baseado nos estudos de Ana Cláudia Bertolozzi Maia. Adaptado.)
Quanto aos sentidos que encerra, a frase — Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. — equivale a
a) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, uma vez que não têm informações e orientações suficientes.
b) Como os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, não têm informações e orientações suficientes.
c) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, mas não têm informações e orientações suficientes.
d) Tanto os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, que não têm informações e orientações suficientes.
e) Os jovens iniciam a vida sexual mais cedo, portanto não têm informações e orientações suficientes.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 131
Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 28 jul. 2013. Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela a) predominância de tons claros na composição da peça publicitária. b) associação entre uma arma de fogo e um megafone. c) grafia com inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan. d) imagem de uma mão segurando um megafone. e) representação gráfica da propagação do som.
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 1
Segundo o texto, ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 68
Em 1808, a família real portuguesa se transferiu para o Brasil. Esta transferência está ligada à a) tentativa portuguesa de impedir o avanço inglês na América. b) disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia europeia. c) perda, por Portugal, de suas colônias na costa da África. d) descoberta recente de ouro na região das Minas Gerais. e) intenção portuguesa de proclamar a independência do Brasil.
UNESP 2012 – Questão 19
No segundo parágrafo do fragmento apresentado, Todorov afirma que Todos os “métodos” são bons, desde que continuem a ser meios, em vez de se tornarem fins em si mesmos. O autor defende, com essa afirmação, o argumento segundo o qual o...
UNESP 2014 – Questão 4
Atitude que, no último parágrafo, melhor sintetiza a reação do antigo center-forward ao sucesso de Joca: a) rancor. b) cavalheirismo. c) colaboração. d) admiração. e) indiferença.