UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 29

Ciências da Natureza / Biologia / Desequilíbrios Ambientais / A Poluição do Ar
(UNIFESP - 2007) Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:
a) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.
b) se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de ozônio tende a diminuir, pois o CO2 efeito estufa também combina com os gases que destroem camada de ozônio, combinação que resulta na chuva ácida.
c) quanto maior o buraco na camada de ozônio, menor será o índice de aquecimento global, pois, se por um lado buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite também a saída da radiação refletida da superfície do planeta e que contém calor.
d) o aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de ozônio, pois o CO2 concentrado
na atmosfera também pode reagir com o ozônio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade que mais moléculas sejam agregadas à camada de ozônio.
e) quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior capacidade de retenção de raios do Sol e, portanto, menor será a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, o que diminui, portanto, a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 58
Dois raios de luz, um vermelho (v) e outro azul (a), incidem perpendicularmente em pontos diferentes da face AB de um prisma transparente imerso no ar. No interior do prisma, o ângulo limite de incidência na face AC é 44° para o raio azul e 46° para o vermelho. A figura que mostra corretamente as trajetórias desses dois raios é: a) b) c) d) e)
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 10
Sejam p, q, r as raízes distintas da equação x3 - 2x2 + x - 2 = 0 A soma dos quadrados dessas raízes é igual a a) 1. b) 2. c) 4. d) 8. e) 9.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 1
A média aritmética dos números inteiros positivos divisores de 900 (considerando o número 1 como divisor) e que não são múltiplos de 5 é: a) 12 b) 807 c) 908 d) 858 e) 919
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 49
Uma pessoa de 70 kg desloca-se do andar térreo ao andar superior de uma grande loja de departamentos, utilizando uma escada rolante. A figura fornece a velocidade e a inclinação da escada em relação ao piso horizontal da loja. ...
UNESP 2015 – Questão 63
Um químico e um biólogo discutiam sobre a melhor forma de representar a equação da fotossíntese. Segundo o químico, a equação deveria indicar um balanço entre a quantidade de moléculas e átomos no início e ao final do processo. Para o...