UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 29

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Olha, Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre flores?

Vê como ali, beijando-se, os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.

Naquele arbusto o rouxinol suspira,
Ora nas folhas a abelhinha para,
Ora nos ares, sussurrando, gira:

Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu te não vira,
Mais tristeza que a morte me causara.
Bocage
Leia os versos e analise as considerações sobre as formas verbais neles destacadas.
I. Olha, Marília, as flautas dos pastores... — Como o eu-lírico faz um convite à audição das flautas dos pastores, poderia ser empregada a forma Ouça, no lugar de Olha.
II. como ali, beijando-se, os Amores... — A forma verbal, no imperativo, expressa um convite do eu-lírico para que a amada se delicie, junto a ele, com o belo cenário.
III. Mas ah! Tudo o que vês... — A forma verbal, também no imperativo, sugere que, neste ponto do poema, a amada já viu tudo o que o seu amado lhe mostrou.
Está correto o que se afirma apenas em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 67
Assinale a única alternativa incorreta: a) O Realismo não tem nenhuma ligação com o Romantismo. b) A atenção ao detalhe é característica do Realismo. c) Pode-se dizer que alguns autores românticos já possuem certas características realistas. d) O cientificismo do século XIX forneceu a base da visão do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo. e) O Realismo apresenta análise social.
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 45
Na zona costeira e litorânea cearense, a dinâmica atual é caracterizada pela ocorrência de precipitações elevadas, em torno de 800 e 1500 mm anuais na faixa litorânea, e entre 750 e 1000 mm na área costeira mais interiorizada. (...) A...
Base dudow 2000 – Questão 1
"A tragédia ___________, de ___________, é considerada pelos críticos uma das obras-primas do Romantismo português. ...
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 12
Se m, p, mp são as três raízes reais não nulas da equação x3 + mx2 + mpx + p = 0, a soma das raízes dessa equação será a) 3. b) 2. c) 1. d) 0. e) –1.
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 34
Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o paísa) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU.b) impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos.c) enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio.d) fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região.e) negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições.