UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 4

Linguagens / Português
  A palavra falada é um fenômeno natural: a palavra escrita é um fenômeno cultural. O homem natural pode viver perfeitamente sem ler nem escrever. Não o pode o homem a que chamamos civilizado: por isso, como disse, a palavra escrita é um fenômeno cultural, não da natureza mas da civilização, da qual a cultura é a essência e o esteio.
  Pertencendo, pois, a mundos (mentais) essencialmente diferentes, os dois tipos de palavra obedecem forçosa - men te a leis ou regras essencialmente diferentes. A palavra falada é um caso, por assim dizer, democrático. Ao falar, temos que obedecer à lei do maior número, sob pena de ou não sermos compreendidos ou sermos inutilmente ridículos. Se a maioria pronuncia mal uma palavra, temos que a pronunciar mal. Se a maioria usa de uma construção gramatical errada, da mesma construção teremos que usar. Se a maioria caiu em usar estrangeirismos ou outras irregularidades verbais, assim temos que fazer. Os termos ou expressões que na linguagem escrita são justos, e até obrigatórios, tornam-se em estupidez e pedantaria, se deles fazemos uso no trato verbal. Tornam-se até em má-criação, pois o preceito fundamental da civilidade é que nos conformemos o mais possível com as maneiras, os hábitos, e a educação da pessoa com quem falamos, ainda que nisso faltemos às boas-maneiras ou à etiqueta, que são a cultura exterior.
(Fernando Pessoa,
A língua portuguesa. 1999. Adaptado.)

 
Assinale a alternativa cujo enunciado atende à norma-padrão da língua portuguesa.
a) Durante a leitura do livro, surgiram várias dúvidas. O enredo e a temática abordada, que causou muita polêmica, mostraram a atualidade da obra. Vislumbraram-se vieses interessantes na construção das personagens.
b) Durante a leitura do livro, ficou várias dúvidas. O enredo e a temática abordados, que causou muita polêmica, mostrou a atualidade da obra. Vislumbrou-se vieses interessantes na construção das personagens.
c) Durante a leitura do livro, houve várias dúvidas. O enredo e a temática abordada, que causou muita polêmica, mostraram a atualidade da obra. Vislumbrou-se vieses interessantes na construção das personagens.
d) Durante a leitura do livro, ficaram várias dúvidas. O enredo e a temática abordados, que causou muita polêmica, mostraram a atualidade da obra. Vislumbrou-se vieses interessantes na construção das personagens.
e) Durante a leitura do livro, houveram várias dúvidas. O enredo e a temática abordada, que causou muita polêmica, mostrou a atualidade da obra. Vislumbraram-se vieses interessantes na construção das personagens. 

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 25
O crítico Massaud Moisés assinala o filosofismo como uma das características de Memórias póstumas de Brás Cubas, romance que inaugura a produção madura de Machado de Assis. Tal filosofismo pode ser identificado na passagem: ...
UNIFESP 2018 – Questão 3
Depreende-se da crônica que o telegrama demorou a chegar a) porque ficou retido na delegacia de polícia. b) por conta de um sonho premonitório. c) porque uma revolta popular estava em curso. d) por conta da lentidão do serviço dos telégrafos. e) porque um golpe militar estava em andamento.
UERJ 2017 – Questão 5
Diante da conduta do funcionário do governo brasileiro, é possível inferir a seguinte reação por parte de Pietro Brun: a) apreço pela nova pátria. b) respeito à memória familiar. c) submissão às práticas oficiais. d) desprezo pelas regras migratórias.
UEL 2022 – Questão 44
Quanto aos recursos coesivos presentes no texto, considere as afirmativas a seguir. ...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 53
Assinale a alternativa contendo afirmação correta acerca do emprego de palavras no primeiro parágrafo do texto. ...