UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 14

Linguagens / Português
                                Flor Anônima
 
Manhã clara. A alma de Martinha é que acordou escura.
Tinha ido na véspera a um casamento; e, ao tornar para casa, com a tia que mora com ela, não podia encobrir a tristeza que lhe dera a alegria dos outros e particularmente dos noivos.
Martinha ia nos seus... Nascera há muitos anos. Toda a gente que estava em casa, quando ela nasceu, anunciou que seria a felicidade da família. O pai não cabia em si de contente.
– Há de ser linda!
– Há de ser boa!
– Há de ser condessa!
– Há de ser rainha!
Essas e outras profecias iam ocorrendo aos parentes e amigos da casa. Lá vão... Aqui pega a alma escura de Martinha.
Lá vão quarenta e três anos — ou quarenta e cinco, segundo a tia; Martinha, porém, afirma que são quarenta e três. Adotemos este número. Para ti, moça de vinte anos, a diferença é nada; mas deixa-te ir aos quarenta, nas mesmas circunstâncias que ela, e verás se não te cerceias uns dois anos. E depois nada obsta que marches um pouco para trás. Quarenta e três, quarenta e dois, fazem tão pouca diferença...      
Naturalmente a leitora espera que o marido de Martinha apareça, depois de ter lido os jornais ou enxugado do banho. Mas é que não há marido, nem nada. Martinha é solteira, e daí vem a alma escura desta bela manhã clara e fresca, posterior à noite de bodas.    
Só, tão só, provavelmente só até a morte; e Martinha morrerá tarde, porque é robusta como um trabalhador e sã como um pero. Não teve mais que a tia velha. Pai e mãe morreram, e cedo.
   A culpa dessa solidão a quem pertence? Ao destino ou a ela? Martinha crê, às vezes, que ao destino; às vezes, acusase a si própria. Nós podemos descobrir a verdade, indo com ela abrir a gaveta, a caixa, e na caixa a bolsa de veludo verde e velha, em que estão guardadas todas as suas lembranças amorosas. Agora que assistira ao casamento da outra, teve ideia de inventariar o passado. Contudo hesitou:
– Não, para que ver isto? É pior: deixemos recordações aborrecidas.
(www.dominiopublico.gov.br.
Adaptado.)
Na construção da narrativa, o narrador apresenta uma realidade não idealizada, o que é comum à estética literária realista. Isso se configura no texto com
a) a expectativa de Martinha que, ainda velha, nutria esperanças de poder casar-se e ser feliz com seu marido.
b) a busca que Martinha faz de suas lembranças amorosas, guardadas na gaveta, na caixa, na bolsa verde e velha.
c) a quebra da expectativa da leitora, que esperaria na sequência do conto um companheiro para Martinha.
d) a investigação de tempos passados, que Martinha pensa fazer para abandonar a tristeza em que vive.
e) as profecias dos parentes e amigos da família que traçaram um mundo de encantos para Martinha. 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 4
Assinalar a alternativa que contém erro no emprego da forma verbal: a) Ele reouvera os bens que lhe tinham sido roubados. b) Se ela intervisse em nosso favor, ganharíamos a questão. c) Quando você expuser seus trabalhos, mande-me avisar. d) O partido previu a vitória do candidato. e) Pressupus que todos chegariam a tempo.
Base dudow 2000 – Questão 2
Os gatos ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 44
No trecho do terceiro parágrafo – Whether you speak Mandarin, French or English, everyone will understand laughter. – a palavra whether pode ser substituída, sem alteração de sentido, por a) Whatsoever. b) In due time. c) Nevertheless. d) No matter if. e) Furthermore.
UNICAMP 2019 – Questão 14
"A noção de programa genético (...) desempenhou um papel importante no lançamento do Projeto Genoma Humano, fazendo com que se acreditasse que a decifração de um genoma, à maneira de um livro com instruções de um longo programa, permitiria...
UEL 2015 – Questão 5
Sobre os elementos linguísticos presentes no texto, assinale a alternativa correta. a) O pronome “a” refere-se à “cavalgada”. b) O pronome “estes” refere-se a “muros”. c) O pronome “lhes” refere-se a “guerreiros”. d) O pronome “todos” refere-se a “árabes”. e) O pronome “quem” refere-se às “virgens do mosteiro”.