UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 14

Linguagens / Português
                                Flor Anônima
 
Manhã clara. A alma de Martinha é que acordou escura.
Tinha ido na véspera a um casamento; e, ao tornar para casa, com a tia que mora com ela, não podia encobrir a tristeza que lhe dera a alegria dos outros e particularmente dos noivos.
Martinha ia nos seus... Nascera há muitos anos. Toda a gente que estava em casa, quando ela nasceu, anunciou que seria a felicidade da família. O pai não cabia em si de contente.
– Há de ser linda!
– Há de ser boa!
– Há de ser condessa!
– Há de ser rainha!
Essas e outras profecias iam ocorrendo aos parentes e amigos da casa. Lá vão... Aqui pega a alma escura de Martinha.
Lá vão quarenta e três anos — ou quarenta e cinco, segundo a tia; Martinha, porém, afirma que são quarenta e três. Adotemos este número. Para ti, moça de vinte anos, a diferença é nada; mas deixa-te ir aos quarenta, nas mesmas circunstâncias que ela, e verás se não te cerceias uns dois anos. E depois nada obsta que marches um pouco para trás. Quarenta e três, quarenta e dois, fazem tão pouca diferença...      
Naturalmente a leitora espera que o marido de Martinha apareça, depois de ter lido os jornais ou enxugado do banho. Mas é que não há marido, nem nada. Martinha é solteira, e daí vem a alma escura desta bela manhã clara e fresca, posterior à noite de bodas.    
Só, tão só, provavelmente só até a morte; e Martinha morrerá tarde, porque é robusta como um trabalhador e sã como um pero. Não teve mais que a tia velha. Pai e mãe morreram, e cedo.
   A culpa dessa solidão a quem pertence? Ao destino ou a ela? Martinha crê, às vezes, que ao destino; às vezes, acusase a si própria. Nós podemos descobrir a verdade, indo com ela abrir a gaveta, a caixa, e na caixa a bolsa de veludo verde e velha, em que estão guardadas todas as suas lembranças amorosas. Agora que assistira ao casamento da outra, teve ideia de inventariar o passado. Contudo hesitou:
– Não, para que ver isto? É pior: deixemos recordações aborrecidas.
(www.dominiopublico.gov.br.
Adaptado.)
Na construção da narrativa, o narrador apresenta uma realidade não idealizada, o que é comum à estética literária realista. Isso se configura no texto com
a) a expectativa de Martinha que, ainda velha, nutria esperanças de poder casar-se e ser feliz com seu marido.
b) a busca que Martinha faz de suas lembranças amorosas, guardadas na gaveta, na caixa, na bolsa verde e velha.
c) a quebra da expectativa da leitora, que esperaria na sequência do conto um companheiro para Martinha.
d) a investigação de tempos passados, que Martinha pensa fazer para abandonar a tristeza em que vive.
e) as profecias dos parentes e amigos da família que traçaram um mundo de encantos para Martinha. 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2018 – Questão 79
A comparação entre os fragmentos, respectivamente, da Carta e de Vidas secas, permite afirmar que a) “será que há mesmo” e “acordaria feliz” sugerem dúvida. b) “procurei adivinhar” e “precisava vigiar” significam necessidade. c) “no fundo todos somos” e “andar pelas ribanceiras” indicam lugar. d) “ padre Zé Leite pretende” e “Baleia queria dormir” indicam intencionalidade. e) “todos nós desejamos” e “dormiam na esteira”indicam possibilidade.
UERJ 2020 – Questão 6
Como resultado, temos nos voltado para políticos populistas, com experiência de governo limitada e cuja capacidade para tomar decisões ponderadas em uma crise ainda está para ser testada. (ref.2) ...
UERJ 2010 – Questão 13
O texto oferece ao leitor informações sobre o filme filtradas pelo autor e somadas às suas avaliações pessoais. ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 83
A “violeta genciana” é empregada, desde 1890, como fármaco para uso tópico, devido a sua ação bactericida, fungicida e secativa. Sua estrutura é representada por: Em relação à violeta genciana, afirma-se: I. Apresenta grupos funcionais amina e radicais metila. II. Apresenta carbono quiral. III. Forma ligação de hidrogênio intermolecular. É correto apenas o que se afirma em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III.
Base dudow 2000 – Questão 55
Assinale a alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico. a) orgão, revolver, fossil, prejuizo b) item, polens, mister, dores, meses c) balaustre, garoa, vovos, colibri d) juri, cafezinho, vezes, album e) cadaver, tatu, hifen, interim