UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 27

Linguagens / Literatura / Linguagem Figurada / Campo Semântico
[Sem-Pernas] queria alegria, uma mão que o acarinhasse, alguém que com muito amor o fizesse esquecer o defeito físico e os muitos anos (talvez tivessem sido apenas meses ou semanas, mas para ele seriam sempre longos anos) que vivera sozinho nas ruas da cidade, hostilizado pelos homens que passavam, empurrado pelos guardas, surrado pelos moleques maiores. Nunca tivera família. Vivera na casa de um padeiro a quem chamava “meu padrinho” e que o surrava. Fugiu logo que pôde compreender que a fuga o libertaria. Sofreu fome, um dia levaram-no preso. Ele quer um carinho, u’a mão que passe sobre os seus olhos e faça com que ele possa se esquecer daquela noite na cadeia, quando os soldados bêbados o fizeram correr com sua perna coxa em volta de uma saleta. Em cada canto estava um com uma borracha comprida. As marcas que ficaram nas suas costas desapareceram. Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela hora. Corria na saleta como um animal perseguido por outros mais fortes. A perna coxa se recusava a ajudá-lo. E a borracha zunia nas suas costas quando o cansaço o fazia parar. A princípio chorou muito, depois, não sabe como, as lágrimas secaram. Certa hora não resistiu mais, abateu-se no chão. Sangrava. Ainda hoje ouve como os soldados riam e como riu aquele homem de colete cinzento que fumava um charuto.
(Jorge Amado. Capitães da areia.)
O emprego da figura de linguagem conhecida como “prosopopeia” (ou “personificação”) põe mais em evidência a principal razão pela qual Sem-Pernas é estigmatizado. O trecho que contém essa figura é
a) A perna coxa se recusava a ajudá-lo.
b) Em cada canto estava um com uma borracha comprida.
c) (...) depois, não sabe como, as lágrimas secaram.
d) E a borracha zunia nas suas costas (...)
e) Mas de dentro dele nunca desapareceu a dor daquela
hora.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 66
(CREA-SP) A oração sem sujeito possui apenas: a) Objeto direto. b) Objeto indireto. c) Predicado. d) Sujeito oculto. e) Sujeito inexistente.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 50
Os 1000 estudantes pesquisados a) são estonianos e portugueses pobres. b) vieram da cidade de Bristol, na Inglaterra, além de Portugal e Dinamarca. c) têm pais com alto grau de escolaridade e alta renda. d) foram selecionados aleatoriamente dentre crianças em idade escolar. e) têm uma dieta composta de muitos alimentos doces e calóricos.
Base dudow 2000 – Questão 12
Dê a função sintática do elemento grifado: “Mestre Cupijó, ouviu-se há dias a sua grande obra”. a) adjunto adnominal; b) sujeito; c) vocativo; d) aposto; e) objeto direto.
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 43
In the sentence of the third paragraph “However, the country has been criticised by some activists who say the government has struck a deal with a major pharmaceutical company to avoid breaking the patent on the firm’s anti-Aids drugs.”, the word “however” can be substituted, without changing the meaning, for a) Nevertheless. b) Furthermore. c) Inasmuch. d) Somehow. e) Unless.
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 35
Analise o trecho do terceiro parágrafo “I demand of leaders we must invest in books instead of bullets”, para responder às questões 35 e 36. A expressão “instead of” indica uma ideia de a) simultaneidade. b) paralelismo. c) comparação. d) substituição. e) ênfase.