UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
A palavra bullying ainda é pouco conhecida do grande público brasileiro. De origem inglesa e ainda sem tradução no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre esses comportamentos podemos des tacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de  forma quase “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados.
(Ana Beatriz Barbosa Silva.
Bullying: mentes perigosas nas escolas, 2010. Adaptado.)
De acordo com o texto,
a) os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e  o constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem.
b) as ações violentas, praticadas no ambiente escolar,  são invariavelmente frequentes, involuntárias e motivadas por sofrimentos dos agressores.
c) o sofrimento proveniente das manifestações violentas na escola pode demandar tratamentos dispendiosos, porém eficientes.
d) em geral, as agressões sofridas pelos alunos não são gratuitas e possuem causas cada vez mais claramente identificáveis.
e) a humilhação e o medo a que são submetidas as vítimas do bullying são consequências naturais da sociedade contemporânea.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 23
Examine os enunciados: • “Vamos para a rua protestar.” (Texto 1) • “Não será a adulteração de obras, para torná-las supostamente mais legíveis por ignorantes” (Texto 3) O termo “para”, em destaque nos enunciados, expressa, respectivamente, sentido de a) movimento e finalidade. b) modo e conformidade. c) tempo e comparação. d) movimento e comparação. e) conformidade e finalidade.
Base dudow 2000 – Questão 30
É um dos traços mais característicos do Pré-Modernismo, época literária que abrange o início do século XX: ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 70
Para um homem ter o pão da terra, há de ter roça; para comer carne, há de ter caçador; para comer peixe, pescador; para vestir roupa lavada, lavadeira; ... e os que não podem alcançar a tanto número de escravos, ou passam miséria, realmente,...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 6
Se o médico não tem a informação adequada, existe a possibilidade de não fazer o tratamento correto... ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 12
Em “Quanto a Laura, ficou claro que sua maldade tem proporções oceânicas”, a figura de linguagem presente é a) uma metáfora, já que compara a maldade com o oceano. b) uma hipérbole, pois expressa a idéia de uma maldade exagerada. c) um eufemismo, já que não afirma diretamente o quanto há de maldade. d) uma ironia, pois se reconhece a maldade, mas ficam pressupostos outros sentidos. e) um pleonasmo, já que entre maldade e oceânicas há uma repetição de sentido.