UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 2

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
A palavra bullying ainda é pouco conhecida do grande público brasileiro. De origem inglesa e ainda sem tradução no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre esses comportamentos podemos des tacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de  forma quase “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados.
(Ana Beatriz Barbosa Silva.
Bullying: mentes perigosas nas escolas, 2010. Adaptado.)
De acordo com o texto,
a) os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e  o constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem.
b) as ações violentas, praticadas no ambiente escolar,  são invariavelmente frequentes, involuntárias e motivadas por sofrimentos dos agressores.
c) o sofrimento proveniente das manifestações violentas na escola pode demandar tratamentos dispendiosos, porém eficientes.
d) em geral, as agressões sofridas pelos alunos não são gratuitas e possuem causas cada vez mais claramente identificáveis.
e) a humilhação e o medo a que são submetidas as vítimas do bullying são consequências naturais da sociedade contemporânea.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 47
"É engraçado ficar velho enquanto a cidade fica mais moça. Tínhamos esta rapariga na palma da mão, uma dúzia de bairros, meia dúzia de avenidas, contando a São João e a Rangel Pestana - Celso Garcia. Os meninos eram todos de rua, fora alguns...
UERJ 2012 – Questão 12
O episódio do canário traz uma contribuição importante para o sentido do texto, ao estabelecer uma analogia entre a palavra do escritor e a música assobiada pela amiga. A inserção desse episódio no texto reforça a seguinte ideia: a) a intolerância leva o artista ao isolamento b) a arte atinge as pessoas de modo inesperado c) a solidão é remediada com soluções artísticas d) a profissão envolve o artista em conflitos desnecessários
Base dudow 2000 – Questão 49
De acordo com o texto, os sintomas são: a) difícies de serem detectados. b) fácies de serem detectados. c) sempre notados. d) Temíveis e) É necessária
UNESP 2013 – Questão 7
Entre as frases, extraídas do texto, aponte a que consiste num raciocínio fundamentado na percepção de uma contradição: a) Tenho conforto aqui, e todos me consideram. b) As mulheres livres ficam em casa. De certo modo são mais escravas do que nós. c) É bom pentear teus cabelos: meus dedos adquirem o som e a luz que eles têm. d) Os filósofos são sempre criaturas cheias demais de palavras... e) Xantós é extraordinariamente inteligente...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 15
Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são: a) o sentimentalismo e a idealização do amor. b) os jogos de interesses e a racionalidade. c) o subjetivismo e o nacionalismo. d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais. e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.