UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 18

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Pronome
Jerônimo bebeu um bom trago de parati, mudou de roupa e deitou-se na cama de Rita.
— Vem pra cá... disse, um pouco rouco.
— Espera! espera! O café está quase pronto!
E ela só foi ter com ele, levando-lhe a chávena fumegante da perfumosa bebida que tinha sido a mensageira dos seus amores (...)
Depois, atirou fora a saia e, só de camisa, lançou-se contra o seu amado, num frenesi de desejo doído.
Jerônimo, ao senti-la inteira nos seus braços; ao sentir na sua pele a carne quente daquela brasileira; ao sentir inundar-se o rosto e as espáduas, num eflúvio de baunilha e cumaru, a onda negra e fria da cabeleira da mulata; ao sentir esmagarem-se no seu largo e peludo colo de cavouqueiro os dois globos túmidos e macios, e nas suas coxas as coxas dela; sua alma derreteu-se, fervendo e borbulhando como um metal ao fogo, e saiu-lhe pela boca, pelos olhos, por todos os poros do corpo, escandescente, em brasa, queimando-lhe as próprias carnes e arrancando-lhe gemidos surdos, soluços irreprimíveis, que lhe sacudiam os membros, fibra por fibra, numa agonia extrema, sobrenatural, uma agonia de anjos violentados por diabos, entre a vermelhidão cruenta das labaredas do inferno.
Aluísio de Azevedo, O cortiço.
É correto afirmar que em — e nas suas coxas as coxas dela — o emprego de dela justifica-se pelo fato de
a) evitar uma ambiguidade e uma redação confusa, caso usasse suas em seu lugar.
b) exprimir valor possessivo, o que não aconteceria com emprego do pronome suas.
c) ser uma forma culta, ao contrário do pronome suas.
d) essa forma ser a única possível, uma vez que esse termo é complemento do verbo.
e) pretender-se evitar o valor possessivo, o que aconteceria com o emprego de suas.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 4
As repetições, o uso de palavras e expressões populares, a justaposição fluente de ideias, dispensando vírgulas, e as ironias constantes atribuem ao texto de Millôr Fernandes a) tom descontraído e bem-humorado. b) dificuldade de leitura e compreensão. c) feição arcaica e ultrapassada. d) estilo agressivo e contundente. e) imagens vulgares e obscenas.
Base dudow 2000 – Questão 10
(UFSC) Assinale a oração subordinada adjetiva. a) Provou-se que existe pouco petróleo no Brasil. b) Ninguém desejava que ele morresse. c) Os dois vivemos momentos que não se esquecem. d) O provável é que tu te demitas do cargo. e) Não tenho interesse em que ele volte.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 21
O narrador afirma que Ana caiu num destino de mulher. No texto, esse destino é descrito com o objetivo de propor uma reflexão sobre a) a juventude e a velhice. b) a importância de ser mãe. c) as diferenças sociais. d) o papel da mulher na sociedade. e) a família como verdadeira instituição social.
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 27
Caminhando contra o vento, ...
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 33
According to the text, Malala Yousafzai was shot because she a) defends girls’ rights to education. b) was campaigning in a school bus. c) is a Nobel Peace Prize laureate. d) rejected Taliban books. e) left Pakistan and went to Lebanon.