UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 21

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Clarice Lispector
Amor
Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô, Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação. 
Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, mal-criados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua rápida conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício. Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mão pequena e forte, sua corrente de vida. 
Certa hora da tarde era mais perigosa. Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela. Quando nada mais precisava de sua força, inquietava-se. No entanto sentia-se mais sólida do que nunca, seu corpo engrossara um pouco e era de se ver o modo como cortava blusas para os meninos, a grande tesoura dando estalidos na fazenda. Todo o seu desejo vagamente artístico encaminhara-se há muito no sentido de tornar os dias realizados e belos; com o tempo, seu gosto pelo decorativo se desenvolvera e suplantara a íntima desordem. Parecia ter descoberto que tudo era passível de aperfeiçoamento, a cada coisa se emprestaria uma aparência harmoniosa; a vida podia ser feita pela mão do homem. 
No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. […]
Clarice Lispector
O narrador afirma que Ana caiu num destino de mulher. No texto, esse destino é descrito com o objetivo de propor uma reflexão sobre
 
a) a juventude e a velhice.
b) a importância de ser mãe.
c) as diferenças sociais.
d) o papel da mulher na sociedade.
e) a família como verdadeira instituição social.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 32
Observe o mapa e a legenda. ...
Base dudow 2000 – Questão 29
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre Machado de Assis. a) Cultivou quase todos os gêneros, mas sobressaiu-se no romance. b) Em Dom Casmurro trata do tema do adultério. c) Teve uma primeira fase que revela algumas características românticas. d) Suas obras revelam desleixo formal e certo sentimentalismo. e) Apresenta humor e ironia.
Base dudow 2000 – Questão 47
Esse capítulo final de "Memórias Póstumas", o antológico das negativas, é exemplo cabal: a) Do cinismo do autor. b) Do pessimismo do autor. c) Do egoísmo do autor. d) Da hipocrisia do autor. e) Da dissimulação do autor.
UERJ 2012 – Questão 10
Graciliano Ramos busca dar uma explicação mais objetiva ao leitor sobre os motivos que justificam seu relato. Entretanto, já nesta explicação, o autor lança mão de recursos da linguagem figurada, frequentes no discurso literário. O fragmento...
PASUSP 2009 – Questão 10
No poema, o eu-lírico a) mostra-se surpreso diante da passagem do tempo. b) revela uma amarga visão de desencanto com o mundo atual. c) demonstra esperança diante da imagem refletida no espelho. d) deseja que o tempo não passe e a mocidade retorne. e) expressa os preconceitos existentes sobre a velhice.