UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 20

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Clarice Lispector
Amor
Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tricô, Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde começou a andar. Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação. 
Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, mal-criados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua rápida conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício. Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mão pequena e forte, sua corrente de vida. 
Certa hora da tarde era mais perigosa. Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela. Quando nada mais precisava de sua força, inquietava-se. No entanto sentia-se mais sólida do que nunca, seu corpo engrossara um pouco e era de se ver o modo como cortava blusas para os meninos, a grande tesoura dando estalidos na fazenda. Todo o seu desejo vagamente artístico encaminhara-se há muito no sentido de tornar os dias realizados e belos; com o tempo, seu gosto pelo decorativo se desenvolvera e suplantara a íntima desordem. Parecia ter descoberto que tudo era passível de aperfeiçoamento, a cada coisa se emprestaria uma aparência harmoniosa; a vida podia ser feita pela mão do homem. 
No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente lhe dera. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. […]
Clarice Lispector
O gosto de Ana pelo decorativo revela uma forma de:
 
a) cuidar harmoniosamente da família, eliminando os problemas.
b) engajar a família na análise e superação dos problemas, íntimos ou não.
c) sublimar os problemas de natureza íntima, criando uma aparente harmonia.
d) canalizar todas as tensões para a arrumação da casa, já que ela e a família não tinham problemas.
e) aperfeiçoar a casa e a família, fazendo com que todos se comportassem de forma semelhante.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 46
No seguinte fragmento retirado do texto "Não alcancei a celebridade do emplastro, não fui ministro, não fui califa...", Machado resume sua visão crítica sobre a vida do homem em sociedade. Qual das opções a seguir corresponde a essa visão? a) A busca incessante dos ideais humanos. b) A luta pela fama e pela fortuna. c) A projeção do futuro e a criação de expectativas. d) A invenção de novas teorias científicas. e) A realização do amor romântico.
Base dudow 2000 – Questão 7
Teresa configura-se no poema como a mulher: a) inatingível b) concreta c) abstrata d) espiritualizada e) desprezada
Base dudow 2000 – Questão 2
Aponte a alternativa que NÃO corresponde ao Barroco. a) Bifrontismo, dualismo, fusionismo, sentido dilemático. b) Feísmo, pessimismo, oscilação entre o sublime e o grotesco. c) Teocentrismo versus antropocentrismo, fé versus razão, alma versus corpo. d) Atitude lúdica, niilismo temático, rebuscamento. e) Universalismo, uniformidade de características e projeções.
Base dudow 2000 – Questão 31
Pode-se afirmar corretamente com relação ao romance O Cortiço, exceto: a) É um romance urbano. b) O Autor admite a influência do meio no comportamento do indivíduo. c) Alcança a época da escravidão. d) Romão é tudo, menos um ingrato. e) O protagonista não se contenta com a ascensão econômica, quer a social também.
UNESP (julho) 2010 – Questão 15
O Simbolismo se caracterizou, entre outros aspectos, pela exploração dos sons da língua para estabelecer nos poemas uma musicalidade característica, por meio de diferentes processos de repetição de sons ao longo dos versos e em estrofes...