UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 15

Linguagens / Literatura / Romantismo / Características - Romantismo
Em 2004, Ronald Golias e Hebe Camargo protagonizaram na TV uma versão humorística da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Na história do poeta e dramaturgo inglês, Romeu e Julieta são dois jovens apaixonados, cujo amor é impedido de concretizar-se pelo fato de pertencerem a famílias inimigas. Impossibilitados de viver o amor, morrem ambos.
 
Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são:
a) o sentimentalismo e a idealização do amor.
b) os jogos de interesses e a racionalidade.
c) o subjetivismo e o nacionalismo.
d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais.
e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 41
A propósito da poesia parnasiana, é correto afirmar que: ...
Base dudow 2000 – Questão 4
Na carta dirigida a Afonso, nota-se que Teodora procura: a) Persuadi-lo e apelam para emoções, sentimentos e valores culturais. b) Irritá-lo, apóia-se na lógica e argumenta com relações de causa e efeito. c) Dissuadi-lo e utiliza argumentos que têm por base generalizações. d) Intimidá-lo, e sua argumentação baseia-se em fatos concretos. e) Castigá-lo e argumenta com linguagem lógica e impessoal.
Base dudow 2000 – Questão 38
Leia com atenção, os trechos seguintes, que caracterizam as diferentes preocupações temáticas de José de Alencar: ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 105
A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos,...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 69
Tudo compreendeu o meu bom Pancrácio; daí para cá, tenho-lhe despedido alguns pontapés, um ou outro puxão de orelhas, e chamo-lhe besta quando lhe não chamo filho do diabo; cousas todas que ele recebe humildemente, e (Deus me perdoe!) creio que...