UNICAMP 2022 – Questão 68

Ciências da Natureza / Biologia
A estiagem prolongada no Pantanal, devido às fracas temporadas de chuvas em 2019 e 2020, criou condições para a manutenção e propagação do fogo, e para o menor nível de inundação do Pantanal dos últimos 50 anos.
(Adaptado de Marcos Pivetta, Pesquisa Fapesp,
São Paulo, v. 297, nov. 2020, p. 31-35.)

Considerando as informações fornecidas e seu conhecimento sobre os biomas, é correto afirmar que
a) a pluviosidade sobre os rios da bacia do rio Paraguai é determinante para as inundações do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e campo. A produtividade primária do bioma, devido à conversão de luz solar em energia e biomassa, dá suporte para os demais níveis tróficos.
b) a pluviosidade sobre os rios da bacia do rio Cuiabá é determinante para as inundações do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e caatinga. A produtividade primária do bioma, devido à conversão de luz solar em energia e matéria orgânica, dá suporte aos animais endêmicos.
c) as chuvas sobre os rios da bacia do rio Paraguai são importantes para o ciclo de alagamento do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e caatinga. A produtividade secundária do bioma, com a conversão de luz solar em energia e biomassa, dá suporte para os demais níveis tróficos.
d) as chuvas sobre os rios da bacia do rio Cuiabá são importantes para o ciclo de alagamento do Pantanal, um bioma com misto de vegetações de floresta, cerrado e campo. A produtividade secundária do bioma, com a conversão de luz solar em energia e matéria orgânica, dá suporte aos animais endêmicos.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 48
Na Austrália são conhecidas as maiores espécies de água-viva, que chegam a mais de um metro de comprimento. São temidas pelos surfistas e mergulhadores, devido ao alto poder de seu veneno. ...
FATEC 2014 – Questão 46
Considere a figura que representa as diferentes etapas do ciclo do nitrogênio. ...
UFMG 2011 – Questão 2
Quando uma pessoa leva um susto ou se vê em perigo, o corpo dela entra em estado de alerta. Entre as alterações fisiológicas decorrentes de um susto. NÃO se inclui a a) liberação de adrenalina no sangue. b) liberação de glicose pelo fígado. c) redução do fluxo sanguíneo nos músculos. d) respiração acelerada.
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 69
Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) são insetos diminutos que têm hábitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outros organismos, como mostra a figura. A forma adulta se alimenta de pólen e...
Base dudow 2000 – Questão 22
Leia com atenção o trecho abaixo: ...