UNICAMP 2018 – Questão 26

Ciências Humanas / História
Vistas em conjunto, as aspirações ruralistas não eram contraditórias ou incompatíveis com o programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. A ideia de incompatibilidade entre o projeto nacional desenvolvimentista e os interesses agrários era uma ficção.
(Adaptado de Vânia Moreira, “Os Anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural”, em Jorge Ferreira e Lucília Delgado (Orgs.),O Brasil Republicano . v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 169-170.)
 
Considerando a composição do setor rural nacional e o programa desenvolvimentista do governo JK, é correto afirmar que:
a) A “Marcha para o Oeste” obteve grande êxito porque, além dos grandes ruralistas, conseguia atender também aos interesses dos pequenos posseiros, trabalhadores sem terra e indígenas.
b) O desenvolvimentismo atendia às ambições da oligarquia rural, em função das políticas de modernização da agricultura, permitindo que ela se beneficiasse da expansão do mercado consumidor, um dos desdobramentos da industrialização.
c) O Plano de Metas do governo JK fracassou porque os interesses do agronegócio se mostraram posteriormente inconciliáveis com as demandas da velha oligarquia rural das regiões Norte e Centro-Oeste.
d) Os interesses agrários e o projeto de industrialização do nacional-desenvolvimentismo eram compatíveis porque o Partido Trabalhista Brasileiro era composto principalmente pela oligarquia rural.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 53
TEXTO I ...
UNICAMP 2016 – Questão 39
A publicidade acima foi divulgada no site da agência FAMIGLIA no dia 24 de janeiro de 2007, véspera do aniversário de São Paulo, no período em que foi proposta a campanha “Cidade Limpa”. Na base da foto, em letras bem pequenas, está...
ENEM 3ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 5
De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio. Milhares de trabalhadores rurais se...
UNICAMP 2018 – Questão 66
(Bruno Fonseca. Facebook. Disponível em https://www.facebook.com/museumazzaropi/. Acessado em 31/08/2017.) Considerando os sentidos produzidos pela tirinha, é correto afirmar que o autor explora o fato de que palavras como “ontem”, “hoje” e “amanhã” a) mudam de sentido dependendo de quem fala. b) adquirem sentido no contexto em que são enunciadas. c) deslocam-se de um sentido concreto para um abstrato. d) evidenciam o sentido fixo dos advérbios de tempo.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 78
No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O...