UNICAMP 2015 – Questão 13

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes transmissores de patologias
Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução. 
a) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se no solo e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17°C. 
b) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água suja e há aumento na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17°C. 
c) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água limpa e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17°C. 
d) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Sua reprodução se dá no solo e sofre aumento em temperaturas abaixo de 17°C.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 52
No ano de 2009, registrou-se um surto global de gripe causada por um variante do vírus Influenza A, designada H1N1. A Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que os países Intensificassem seus programas de prevenção para que não houvesse...
ENEM 2003 – Questão 17
Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o metabolismo do álcool e sua presença no sangue dependem de fatores como peso corporal, condições e tempo após a ingestão. ...
ENEM 2005 – Questão 47
Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico: ...
UNICAMP 2014 – Questão 24
Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais: a) gimnospermas e angiospermas. b) angiospermas e gimnospermas. c) pteridófitas e gimnospermas. d) pteridófitas e briófitas.
UNICAMP 2011 – Questão 32
Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema “Padrão”: ...