UNICAMP 2015 – Questão 13

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes transmissores de patologias
Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução. 
a) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se no solo e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17°C. 
b) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água suja e há aumento na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17°C. 
c) O vetor do vírus da dengue é o Aedes aegypti. Suas fases imaturas desenvolvem-se na água limpa e há diminuição na sua reprodução em temperaturas abaixo de 17°C. 
d) O vetor do vírus da dengue é o Culex quiquefasciatus. Sua reprodução se dá no solo e sofre aumento em temperaturas abaixo de 17°C.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 10
Os liquens são associações simbióticas, geralmente mutualistas, entre algas e fungos. Como alguns desses organismos são muito sensíveis à poluição ambiental, os liquens têm sido usados como bioindicadores da qualidade do ar. Suponha que...
Base dudow 2000 – Questão 46
O nitrogênio, tão necessário para que os seres vivos sintetizem suas proteínas, ocorre em grande quantidade na atmosfera (78%), mas não pode ser utilizado diretamente do ar. Para que possa ser absorvido pelas plantas e dessas passar para os animais, o nitrogênio precisa estar sob a forma de nitrato. Os seres vivos capazes de efetuar essa operação de transformação do nitrogênio em nitrato são a) as bactérias. b) os protozoários. c) as minhocas. d) os anfíbios. e) os musgos.
ENEM 2005 – Questão 47
Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico: ...
ENEM 2008 – Questão 48
Com base nos dados, conclui-se que ...
FATEC 2013 – Questão 49
Um dado preocupante, quando se analisa o hábito alimentar da população brasileira, principalmente nos grandes centros urbanos, é que em geral se verifica uma baixa ingestão de alimentos ricos em fibras. As fibras estão presentes em maior...