UNICAMP 2015 – Questão 11

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Sangue
Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência
A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.
(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-
estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-
emergencia.htm. Acessado em 16/07/2014.)
O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilíbrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.
a) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue. 
b) O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
c) A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.
d) O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, diminuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2012 – Questão 14
De acordo com a terceira lei de Kepler, o período de revolução e o raio da órbita desses planetas em torno do Sol obedecem à relação TfTT2 = RfRT3, em que Tf e TT são os períodos de Júpiter e da Terra, respectivamente. Considerando as órbitas circulares representadas na figura, o valor de Tf ​em anos terrestres é mais próximo de a) 0,1. b) 5. c) 12. d) 125.
FGV Economia 2011 – Questão 37
Com relação aos tecidos vegetais, pode-se afirmar que ...
UNICAMP 2017 – Questão 9
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a alternativa em que todas as características mencionadas podem ser...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 28
Nas figuras, as mudanças de cores nas esferas simbolizam a aquisição de novas características nas espécies ao longo do tempo. As figuras que representam, respectivamente, a teoria criacionista, a transformista (Lamarck) e a darwinista são: a) I, II e III b) I, III e II c) II, I e III d) II, III e I e) III, II e I
UNESP 2015 – Questão 67
Em 2014, os dois equinócios do ano foram em 20 de março e 23 de setembro. O primeiro solstício foi em 21 de junho e o segundo será em 21 de dezembro. Na data do solstício de verão no hemisfério norte, é solstício de inverno no hemisfério...