UNICAMP 2013 – Questão 2

Ciências Humanas / História / Portugal e Sua Expansão / A Expansão Marítimo-Comercial Portuguesa
Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para conhecer sua geografia tiveram incontestável influência no aperfeiçoamento dos mapas e nos métodos astronômicos para determinar a posição dos lugares. Humboldt constatou a importância das viagens imputando-lhes valor científico e histórico.
Adaptado de H. B. Domingues. “Viagens científicas: descobrimento e colonização no Brasil no século XIX”, em Alda Heizer e Antônio A. Passos Vieira, Ciência, Civilização e Império nos trópicos. Rio de Janeiro: Acess Editora 2001, p. 59
 
Assinale a alternativa correta
a) O tema dos descobrimentos relaciona-se ao estudo da inferioridade da natureza americana, que justificava a exploração colonial e o trabalho compulsório.
b) Humboldt retoma o marco histórico dos descobrimentos e das viagens marítimas e reconhece suas contribuições para a expansão do conhecimento científico.
c) Os conhecimentos anteriores às proposições de Galileu foram preservados nos mapas, métodos astronômicos e conhecimentos geográficos do mundo resultantes dos descobrimentos.
d) Os descobrimentos tiveram grande repercussão no mundo contemporâneo por estabelecer os parâmetros religiosos e sociais com os quais se explica o processo da independência nas Américas.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2021 – Questão 8
Entre os versos de Gilberto Gil transcritos a seguir, podemos identificar uma relação paradoxal em: a) “Sou vira mundo virado / pelo mundo do sertão.” b) “Louvo a luta repetida / da vida pra não morrer.” c) “De dia, Diadorim, / de noite, estrela sem fim.” d) “Toda saudade é presença / da ausência de alguém.”
UNESP (julho) 2009 – Questão 51
(...) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve...
UERJ 2010 – Questão 60
McCain/Obama por estado ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 70
Para um homem ter o pão da terra, há de ter roça; para comer carne, há de ter caçador; para comer peixe, pescador; para vestir roupa lavada, lavadeira; ... e os que não podem alcançar a tanto número de escravos, ou passam miséria, realmente,...
UNICAMP 2015 – Questão 27
O relato a seguir é parte da biografia de um homem que passou sua infância no atual Mali. ...