UNICAMP 2011 – Questão 20

Ciências da Natureza / Física / Vetores / Representação de Grandezas Vetoriais
O radar é um dos dispositivos mais usados para coibir o excesso de velocidade nas vias de trânsito. O seu princípio de funcionamento é baseado no efeito Doppler das ondas eletromagnéticas refletidas pelo carro em movimento. Considere que a velocidade medida por um radar foi Vm = 72 km/h para um carro que se aproximava do aparelho.
Quando um carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção da velocidade medida pelo aparelho (Vm) para obter a velocidade real do veículo (Vr). Essa correção pode ser calculada a partir da fórmula Vm = Vr.cos(α) , em que α é o ângulo formado entre a direção de tráfego da rua e o segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira. Suponha que o radar tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na qual o carro trafegava, e tenha detectado a velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância, como mostra a figura a seguir.
Se o radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a
a) 66,5 km/h.
b) 78 km/h.
c) 363km/h.
d) 1443km/h.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
Na figura, uma esfera rígida se encontra em equilíbrio, apoiada em uma parede vertical e presa por um fio ideal e inextensível, que está em seu limite de ruptura. Sendo P o peso da esfera e 2P a força máxima que o fio suporta antes de arrebentar, o ângulo formado entre a parede e o fio é de: a) 30° b) 45° c) 60° d) 70° e) 80°
UNICAMP 2016 – Questão 48
Quanto ao conto Negrinha, de Monteiro Lobato, é correto afirmar que: ...
UNICAMP 2015 – Questão 79
O número mínimo de pessoas que deve haver em um grupo para que possamos garantir que nele há pelo menos três pessoas nascidas no mesmo dia da semana é igual a a) 21. b) 20. c) 15. d) 14.
UFSJ Física 2012 – Questão 6
A luz de uma fonte de laser com determinada frequência f é enviada da estação espacial internacional e penetra num pequeno objeto celeste formado apenas por gases, mudando sua direção de propagação. Assinale a alternativa cuja quantidade NÃO foi alterada no feixe de laser ao penetrar nesse objeto. a) A amplitude. b) A velocidade de propagação. c) O comprimento de onda. d) A frequência.
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 48
Estima-se que o planeta Urano possua massa 14,4 vezes maior que a da Terra e que sua aceleração gravitacional na linha do equador seja 0,9g, em que g é a aceleração gravitacional na linha do equador da Terra. Sendo RU e RT os raios nas linhas do equador de Urano e da Terra, respectivamente, e desprezando os efeitos da rotação dos planetas, RU/RT é a) 1,25 b) 2,5 c) 4 d) 9 e) 16