UNESP 2019 – Questão 68

Ciências da Natureza / Biologia
Aristóteles procurou explicar os fenômenos naturais a partir de argumentos teleológicos. A palavra teleologia provém de dois termos gregos, telos (fim, meta,propósito) e logos (razão, explicação), ou seja, uma “razão de algo em função de seus fins” ou uma “explicação que se serve de propósitos ou de fins”. Na explicação teleológica, se algo existe e tem uma finalidade, é porque existe uma razão para essa finalidade. Neste sentido, uma explicação teleológica estará centralizada na finalidade de alguma coisa. Por exemplo, na explicação teleológica, nossos dedos são articulados para que possamos manipular objetos, ao contrário da explicação não teleológica, que afirma que manipulamos objetos porque nossos dedos são articulados.
(Matheus de M. Silveira et al. Argumentos –
Revista de Filosofia, julho/dezembro de 2016. Adaptado.)
 
Considerando as características adaptativas dos organismos, a teleologia
a) refuta a proposta de Lamarck, no que concerne à transmissão dos caracteres adquiridos.
b) contribui para a explicação da origem da variabilidade a partir da ocorrência de mutações.
c) contraria as fundamentações teóricas propostas pela Teoria Sintética da Evolução.
d) fortalece as explicações da Teoria Sintética da Evolução, quanto ao resultado da ação da Seleção Natural.
e) sustenta tanto as ideias evolucionistas de Lamarck como as de Charles Darwin e da Teoria Sintética da Evolução.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 90
Um ponto P, de coordenadas (x, y) do plano cartesiano ortogonal, é representado pela matriz coluna xy , assim como a matriz coluna xy representa, no plano cartesiano ortogonal, o ponto P de coordenadas (x, y). Sendo assim, o resultado da...
ENEM PPL - Natureza e Matemática 2023 – Questão 115
A análise da atividade de dois cultivos celulares mantidos com diferentes substratos está representada no quadro. Qual organela celular não está ativa no cultivo B? a) Núcleo. b) Lisossomos. c) Mitocôndrias. d) Complexo de Golgi. e) Retículo endoplasmático.
UFRGS - Biologia 2020 – Questão 21
Observe a tira abaixo ...
UNESP 2018 – Questão 9
A poesia dos antigos era a da posse, a dos novos é a da saudade (e anseio); aquela se ergue, firme, no chão do presente; esta oscila entre recordação e pressentimento. O ideal grego era a concórdia e o equilíbrio perfeitos de todas as forças;...
UNESP 2019 – Questão 22
A obra Antropofagia (“Cannibalism”) de Tarsila do Amaral, apresentada na imagem, é interpretada pelo autor do artigo como a) o casamento tradicional entre um homem e uma mulher. b) uma referência aos trabalhadores rurais, evidenciados pelo tamanho dos pés. c) a agrura implacável da natureza, representada pelo Sol sobre o sertão. d) uma expressão de contraste entre a suavidade da bananeira e os espinhos do cacto mandacaru. e) uma mistura entre a Europa e a América.