UNESP (julho) 2005 – Questão 31

Ciências Humanas / Geografia / Distribuição Espacial da População Brasileira / Êxodo Rural
A figura mostra que, ao longo da segunda metade do século passado, ocorreu intensa urbanização no Brasil.
Segundo o Censo de 2000, a população urbana total atingia 137 953 959 habitantes e a população rural total era de apenas 31 845 211 habitantes.
 
População rural e População urbana
(Atlas Geográfico Melhoramentos, 2002.)
 
É correto afirmar que o processo de urbanização brasileira
a) foi provocado pela modernização e mecanização da agricultura do país, pela pressão demográfica no campo (crescimento demográfico  versus disponibilidade de terras cultiváveis) e pela estrutura social vigente (grandes latifúndios nas mãos de poucos e pequenas propriedades nas mãos de muitos).
b) é fruto da migração urbano-urbana (de uma cidade para outra), que nada mais é do que a continuidade do êxodo rural, embora o seu fluxo principal (porém não único) seja das pequenas e médias cidades para as grandes.
c) sempre foi intenso, desde a época colonial, tendo sido acelerado pela imigração do período de 1850 a 1934, pelas históricas migrações inter-regionais e pelo êxodo rural.
d) não foi influenciado pelas migrações pendulares nas grandes cidades, que se intensificaram a partir da década de 1950, mas sim pela pressão demográfica no campo e pela arcaica e obsoleta agricultura nacional.
e) foi provocado pela arcaica e obsoleta agricultura nacional, pelos conflitos pela posse de terras rurais, pela reforma agrária e pela maciça imigração do período de 1850 a 1934.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 9
No conteúdo da quinta estrofe do poema encontramos uma das características mais marcantes do Arcadismo: a) Paisagem bucólica b) Pessimismo irônico c) Conflito dos elementos naturais d) Filosofia moral e) Desencanto com o amor
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 47
As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de...
UNESP (julho) 2010 – Questão 55
Em algum remoto rincão do sistema solar cintilante em que se derrama um sem-número de sistemas solares, havia uma vez um astro em que animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da história universal:...
UNESP (julho) 2009 – Questão 71
O petróleo é um dos principais constituintes da matriz energética de todos os países do mundo. A gasolina é a denominação de uma fração extraída do petróleo, constituída principalmente por hidrocarbonetos cujas moléculas apresentam 8...
UNESP (julho) 2005 – Questão 80
A causa para os atletas citados no texto desenvolverem hiponatremia foi: a) o nível de sal no sangue ter permanecido o mesmo. b) consequência de desidratação durante a competição. c) a ingestão de muito líquido durante a competição. d) o fato de serem corredores de longa-distância. e) consequência da exaustão devido à competição.