UNESP 2019 – Questão 61

Ciências da Natureza / Química
O solo amazônico é naturalmente rico em mercúrio na sua forma inorgânica. Na bacia do Rio Negro, todos os anos, na época chuvosa, os rios transbordam, invadem a floresta e formam ecossistemas fechados que permanecem inundados por até 130 dias. Nesse processo, o mercúrio inorgânico é liberado na água e bactérias anaeróbias convertem-no em metilmercúrio, que entra na cadeia alimentar aquática desses ecossistemas.
(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)
 
Na situação descrita,
a) as bactérias anaeróbias concentram a maior parte do mercúrio nas cadeias alimentares da região inundada.
b) a bioacumulação de mercúrio nos organismos aquáticos será menor ao longo dos níveis tróficos das cadeias alimentares.
c) os microrganismos que fermentam a matéria orgânica na água favorecem a entrada de mercúrio nas cadeias alimentares.
d) os organismos autotróficos nas cadeias alimentares da região inundada não são contaminados pelo mercúrio.
e) a contaminação por mercúrio fica restrita aos organismos aquáticos dos ecossistemas da região inundada.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2022 – Questão 51
Os modelos atômicos elaborados ao longo do tempo buscavam explicar fenômenos naturais, alguns dos quais reproduzidos experimentalmente. O modelo proposto por Dalton em 1803, apesar de não explicar muitos dos fenômenos observados na época, contribuiu com a consolidação da a) teoria cinética dos gases. b) lei da conservação das massas. c) teoria da dissociação iônica. d) lei da ação das massas. e) teoria das colisões efetivas.
UNESP 2008 – Questão 26
Analise as tabelas. ...
FGV Economia 2010 – Questão 114
A fórmula mínima do eugenol é a) C4H5O. b) C4H6O. c) C5H4O. d) C5H5O. e) C5H6O.
UNESP s. port 2006 – Questão 38
Para deslocar tijolos, é comum vermos em obras de construção civil um operário no solo, lançando tijolos para outro que se encontra postado no piso superior. Considerando o lançamento vertical, a resistência do ar nula, a aceleração da...
UNESP 2013 – Questão 12
A leitura do soneto revela que o poeta seguiu o preceito parnasiano de só fazer rimar em seus versos palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes, como se observa, por exemplo, nas palavras que encerram os quatro versos da primeira quadra,...