UNESP 2017 – Questão 74

Ciências da Natureza / Química / Introdução à Química Orgânica / Introdução
O estireno, matéria-prima indispensável para a produção do poliestireno, é obtido industrialmente pela desidrogenação catalítica do etilbenzeno, que se dá por meio do seguinte equilíbrio químico:
O etilbenzeno e o estireno
a) são hidrocarbonetos aromáticos.
b) apresentam átomos de carbono quaternário.
c) são isômeros funcionais.
d) apresentam átomos de carbono assimétrico.
e) são isômeros de cadeia.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 61
No desenho de longa metragem  Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, em uma das cenas, Blu, um macho de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), fala para a ...
UERJ 2014 – Questão 38
Considere, agora, a adição de um átomo X na oxidação da guanina, conforme esquematizado na equação química: Nessa equação, o átomo correspondente a X é simbolizado por: a) C. b) H. c) N. d) O.
FATEC 2014 – Questão 21
O radônio, símbolo Rn, pertencente à família dos gases nobres, encontrado no grupo 18 ou 8A da tabela periódica dos elementos, é usado na radioterapia e na composição de cápsulas para aplicação em pacientes com câncer. Certo isótopo desse elemento possui 86 prótons, 86 elétrons e número de massa 222, logo o número de nêutrons desse isótopo é a) 86. b) 136. c) 172. d) 222. e) 308.
UNESP s. port 2007 – Questão 62
Sabe-se que algumas frutas e legumes, tais como a banana e a batata, escurecem quando expostas ao oxigênio do ar. O escurecimento é devido a uma reação, catalisada por uma enzima, que ocorre entre o oxigênio e compostos fenólicos presentes no...
UNESP 2017 – Questão 75
Analisando-se a equação de obtenção do estireno e considerando-se o princípio de Le Chatelier, é correto afirmar que a) a entalpia da reação aumenta com o emprego do catalisador. b) a entalpia da reação diminui com o emprego do catalisador. c) o aumento de temperatura favorece a formação de estireno. d) o aumento de pressão não interfere na formação de estireno. e) o aumento de temperatura não interfere na formação de estireno.