UNESP 2017 – Questão 15

Linguagens / Português / Dissertação / Linguagem Dissertativa
Leia o excerto do livro Violência urbana, de Paulo Sérgio Pinheiro e Guilherme Assis de Almeida, para responder às questões.
 
De dia, ande na rua com cuidado, olhos bem abertos. Evite falar com estranhos. À noite, não saia para caminhar, principalmente se estiver sozinho e seu bairro for deserto. Quando estacionar, tranque bem as portas do carro [...]. De madrugada, não pare em sinal vermelho. Se for assaltado, não reaja – entregue tudo.
É provável que você já esteja exausto de ler e ouvir várias dessas recomendações. Faz tempo que a ideia de integrar uma comunidade e sentir-se confiante e seguro por ser parte de um coletivo deixou de ser um sentimento comum aos habitantes das grandes cidades brasileiras. As noções de segurança e de vida comunitária foram substituídas pelo sentimento de insegurança e pelo isolamento que o medo impõe. O outro deixa de ser visto como parceiro ou parceira em potencial; o desconhecido é encarado como ameaça. O sentimento de insegurança transforma e desfigura a vida em nossas cidades. De lugares de encontro, troca, comunidade, participação coletiva, as moradias e os espaços públicos transformam-se em palco do horror, do pânico e do medo.
A violência urbana subverte e desvirtua a função das cidades, drena recursos públicos já escassos, ceifa vidas – especialmente as dos jovens e dos mais pobres –, dilacera famílias, modificando nossas existências dramaticamente para pior. De potenciais cidadãos, passamos a ser consumidores do medo. O que fazer diante desse quadro de insegurança e pânico, denunciado diariamente pelos jornais e alardeado pela mídia eletrônica? Qual tarefa impõe-se aos cidadãos, na democracia e no Estado de direito?
( Violência urbana, 2003.)
O modo de organização do discurso predominante no excerto é
a) a dissertação argumentativa.
b) a narração.
c) a descrição objetiva.
d) a descrição subjetiva.
e) a dissertação expositiva.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 13
Leia as afirmações seguintes. ...
Base dudow 2000 – Questão 16
Assinale a alternativa em que todas as palavras são oxítonas: a) pavor - caju - situação b) olé - item - também c) criança - porém - alfinete d) sílaba - começou - redonda e) criança - purê – após
UNESP 2009 – Questão 62
Os átomos dos elementos X, Y e Z apresentam as seguintes configurações eletrônicas no seu estado fundamental: ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 17
Um pesquisador marcou um grupo de células em um embrião de rato de laboratório. Ao observar o animal adulto, encontrou marcadas as células nervosas. Assinale a alternativa que indica corretamente o tecido embrionário que foi marcado. a) Mesoderma na fase de blástula. b) Endoderma na fase de gástrula. c) Ectoderma na fase de blástula. d) Mesentoderma na fase de blástula. e) Ectoderma na fase de gástrula.
UNESP 2009 – Questão 69
O etilômetro (popular “bafômetro”) deverá ser muito utilizado pelos policiais para o controle do teor de álcool etílico ingerido pelos motoristas, de acordo com a Lei n.º 11.705 (chamada “Lei Seca”). Num dos tipos de “bafômetro”, a...