UNESP 2016 – Questão 9

Linguagens / Literatura
Ultrapassando o nível modesto dos predecessores e demonstrando capacidade narrativa bem mais definida, a obra romanesca deste autor é bastante ambiciosa. A partir de certa altura, este autor pretendeu abranger com ela, sistematicamente, os diversos aspectos do país no tempo e no espaço, por meio de narrativas sobre os costumes urbanos, sobre as regiões, sobre o índio. Para pôr em prática esse projeto, quis forjar um estilo novo, adequado aos temas e baseado numa linguagem que, sem perder a correção gramatical, se aproximasse da maneira brasileira de falar. Ao fazer isso, estava tocando o nó do problema (caro aos românticos) da independência estética em relação a Portugal. Com efeito, caberia aos escritores não apenas focalizar a realidade brasileira, privilegiando as diferenças patentes na natureza e na população, mas elaborar a expressão que correspondesse à diferenciação linguística que nos ia distinguindo cada vez mais dos portugueses, numa grande aventura dentro da mesma língua.
(Antonio Candido,
O romantismo no Brasil, 2002. Adaptado.)
 
O comentário do crítico Antonio Candido refere-se ao escritor
a) Raul Pompeia.
b) Manuel Antônio de Almeida.
c) José de Alencar.
d) Machado de Assis.
e) Aluísio Azevedo.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2012 – Questão 67
No para-choque de um caminhão, estava escrita a frase: ...
UNESP 2011 – Questão 2
Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode-se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso a) evitar a arte retórica. b) conhecer bem o assunto. c) discernir a verdade do assunto. d) ser capaz de criar aparência de verdade. e) unir a arte retórica à expressão da verdade.
FGV 2012 – Questão 18
O mencionado triângulo amoroso de O Guarani, de José de Alencar, é composto pelas personagens: a) Peri, Cecília e Álvaro. b) D. Diogo, Isabel e D. Antônio. c) D. Antônio, Dona Lauriana e Loredano. d) D. Antônio, Isabel e Dona Lauriana. e) Peri, Cecília e Isabel.
UNESP (julho) 2008 – Questão 13
Leia as afirmações seguintes. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 65
Universitários moradores de uma mesma república resolveram, cada um, preparar um bolo. ...