FATEC 2016 – Questão 6

Ciências da Natureza / Biologia / Núcleo e Divisão Celular / Meiose e Mitose - Questões mistas
Viagem sem volta a Marte
 
Duzentas mil pessoas se candidataram para participar
do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo- esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as
Olimpíadas.”
<http//tinyurl.com/zp6l8lq>
Acesso em: 27.02.2016 Adaptado.
De acordo com o texto, uma das maiores preocupações em viagens como as do projeto Mars One é o nível de radiação, que eleva a probabilidade de surgimento de câncer. Cânceres são doenças em que células se multiplicam de forma descontrolada.
Os procedimentos conhecidos de divisão celular são os de meiose e mitose. Diferentemente do que ocorre na mitose, na meiose há a formação de gametas, incapazes de se duplicarem.
A doença descrita ocorre porque a radiação afeta
a) a meiose.
b) a mitose II.
c) a meiose II e a mitose.
d) a meiose II.
e) a mitose.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2002 – Questão 34
Numa área de praia, a brisa marítima é uma consequência da diferença no tempo de aquecimento do solo e da água, apesar de ambos estarem submetidos às mesmas condições de irradiação solar. No local (solo) que se aquece mais rapidamente, o...
ENEM Natureza (46-90) 2012 – Questão 76
Nossa pele possui células que reagem à incidência de luz ultravioleta e produzem uma substância chamada melanina, responsável pela pigmentação da pele. Pensando em se bronzear, uma garota vestiu um biquíni, acendeu a luz de seu quarto e...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 116
Um teste de laboratório permite identificar alguns cátions metálicos ao introduzir uma pequena quantidade do material de interesse em uma chama de bico de Bunsen para, em seguida, observar a cor da luz emitida. A cor observada é proveniente da...
UNESP (julho) 2012 – Questão 77
O gol que Pelé não fez ...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 32
As áreas destacadas com hachuras no mapa têm em comum: a) a existência de vulcões ativos próximos às cidades. b) a grande incidência na ocorrência de chuvas ácidas. c) abrigarem as últimas áreas de florestas temperadas. d) o uso intensivo dos rios para a atividade agrícola. e) a integração energética por via de gasodutos.