UNESP 2015 – Questão 63

Ciências da Natureza / Biologia / Sexo e Herança / Os Cromossomos Sexuais
Um casal procurou ajuda médica, pois há anos desejava gerar filhos e não obtinha sucesso. Os exames apontaram que a mulher era reprodutivamente normal. Com relação ao homem, o exame revelou que a espermatogênese era comprometida por uma alteração cromossômica, embora seu fenótipo e desempenho sexual fossem normais. Por causa dessa alteração, não ocorria o pareamento dos cromossomos homólogos, a meiose não avançava além do zigóteno e os espermatócitos l degeneravam.
Desse modo, é correto afirmar que a análise do esperma desse homem revelerá
a) secreções da próstata e das glândulas seminais, mas não haverá espermatozoides, em razão de não se completar a prófase I.
b) sêmem composto por espermátides, mas não por espermatozoides, em razão de não se completar a esperma togênese pela falta de segregação cromos - sômica.
c) espermatozoides sem cromossomos, em função da não segregação cromossômica, e sem mobilidade, em razão do sêmem não ter secreções da próstata edas glândulas seminais.
d) uma secreção mucosa lubrificante, eliminada pelas glândulas bulbouretrais, além de espermatogônias anucleadas, em razão da não formação da telófase I.
e) secreções das glândulas do sistema genital masculino, assim como espermatozoides com 2n cromossomos, em razão da não segregação das cromátides na anáfase II.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 12
Leia o texto. ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 28
Em 2005, os exportadores de carne bovina, no Brasil, foram surpreendidos pelo aparecimento de alguns focos da febre aftosa no país. Embora no início de 2006 esse quadro tenha melhorado, o Brasil necessita investir na qualidade do produto para...
UNESP 2009 – Questão 16
Um pesquisador analisou células em divisão das gônadas e do trato digestório de um macho de uma nova espécie de mosca. A partir de suas observações, fez as seguintes anotações: ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 6
Sendo i a unidade imaginária e Z1 e Z2 os números complexos Z1 = i + i2 + i3 + . . . + i 22 e Z2 = i + i2 + i3 + . . . + i78, o produto (Z1 · Z2) resulta em a) (1 + i). b) (1 – i). c) 2i. d) – 2i. e) 2.
UNESP 2015 – Questão 83
A figura representa a vista superior do tampo plano e horizontal de uma mesa de bilhar retangular ABCD, com caçapas em A, B, C e D. O ponto P, localizado em AB, representa a posição de uma bola de bilhar, sendo PB = 1,5 m e PA = 1,2 m. Após uma...