UNESP 2015 – Questão 56

Ciências Humanas / História
Projeto no Iraque reduz a idade mínima de casamento para xiitas mulheres para 9 anos. Xiitas iraquianas, caso o texto seja aprovado, só poderão sair de casa com autorização do marido e deverão estar sempre disponíveis para relações sexuais. Esse tipo de notícia coloca em xeque os ungidos multiculturalistas ocidentais. Como, segundo estes, não há culturas atrasadas mas apenas “diferentes”, e porque a democracia, entendida apenas como escolha da maioria, é um valor absoluto, por que condenar quando a maioria de um povo escolhe por voto a sharia*? Chegamos ao impasse dos multiculturalistas: aceitam que cada cultura seja “apenas diferente” e que, portanto, não há bárbaros, ou constatam o óbvio, ou seja, que certas sociedades ainda vivem presas a valores abjetos, que ignoram completamente as liberdades básicas dos indivíduos. Qual vai ser a opção?
(Rodrigo Constantino. “Pedofilia? No Iraque islâmico é permitido por lei!”. www.veja.com.br, 02.05.2014. Adaptado.)
 
*Sharia: lei islâmica.

Para o autor, o conflito suscitado opõe essencialmente
a) iluminismo e racionalismo.
b) democracia e estados de exceção.
c) cristianismo e islamismo.
d) relativismo e universalidade.
e) multiculturalismo e antropologia.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 22
Constituem exemplos de políticas eugenísticas promovidas como política oficial de Estado: ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 7
TEXTO I ...
UEL 2017 – Questão 55
Leia o texto a seguir. ...
FGV 2018 – Questão 46
Encontro, teoricamente inexplicável, de dois fenômenos que deveriam em princípio repelir-se um ao outro: o Mercantilismo e a Ilustração. Entretanto, ali estavam eles juntos, articulados, durante todo o período pombalino. ...
UNESP 2019 – Questão 5
O narrador emprega expressão própria da modalidade oral da linguagem em: a) “Se eles entram nos trilhos, rodam que é uma beleza.” (ref.7) b) “Naturalmente deixei de dormir em rede.” (ref.4) c) “A verdade é que nunca soube quais foram os meus atos bons e quais foram os maus.” (ref.6) d) “E os negócios desdobraram-se automaticamente.” (ref.7) e) “Julgo que não preciso descrevê-la.” (ref.4)