UNESP 2015 – Questão 50

Ciências Humanas / Geografia
Discursos e opiniões e ajuda econômica se expressam em restrições às decisões sobre o uso do território. Os novos recortes territoriais significam proteção da natureza, da biodiversidade e das populações tradicionais, mas também implicam a retirada de extensas parcelas do território do circuito produtivo nacional e restrições à plena decisão do Estado brasileiro sobre o uso do território. As restrições territoriais associadas às ações ambientalistas orientam-se por um modelo endógeno, que visa a preservação ou o uso dos recursos naturais locais pelas populações locais.
(Bertha K. Becker. Por que são perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: Edu Silvestre de Albuquerque (org). Que país é esse?, 2005. Adaptado.)
 
Constituem-se em novos recortes territoriais, ou em novas formas de regulação do uso do território, que contribuem para a conservação dos recursos florestais:
a) unidades de conservação, terras indígenas e fronteiras agropecuárias.
b) polos de produção metal-mecânica, reservas particulares do patrimônio natural e estações ecológicas.
c) terras indígenas, reservas extrativistas e unidades de conservação.
d) parques industriais, polos de colonização agropecuário e terras indígenas.
e) áreas de proteção ambiental, projetos de exploração mineral e reservas biológicas.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2020 – Questão 85
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou um estudo apresentando a mobilidade no sistema viário da cidade de São Paulo. Um dos resultados desse estudo consiste na comparação da velocidade média do tráfego geral, em um importante...
UFPR 2012 – Questão 48
Para orientar o deslocamento da sede do município A (latitude 25º27’ S e longitude 49º32’ W. Gr.) para a sede do município B (situado a noroeste do município A), um aparelho de GPS automotivo apresentaria em sua tela um ponto com as...
UNESP (julho) 2014 – Questão 37
Sobre as lutas pela independência na América Hispânica, é correto afirmar que ...
UNESP 2019 – Questão 2
No trecho, o narrador revela-se uma pessoa a) empreendedora e solidária. b) invejosa e hesitante. c) obstinada e compassiva. d) egoísta e violenta. e) preguiçosa e traiçoeira.
FUVEST 2004 – Questão 68
O Campus da USP – Butantã dista, aproximadamente, 23 km do Campus da USP – Zona Leste e 290 km do Campus da USP – Ribeirão Preto, em linha reta. Para representar essas distâncias em mapas, com dimensões das páginas desta prova, as escalas que mostrarão mais detalhes serão, respectivamente, a) b) c) d) e)