UNESP 2015 – Questão 38

Ciências Humanas / História
A escravatura, que realmente tantos males acarreta para a civilização e para a moral, criou no espírito dos brasileiros este caráter de independência e soberania, que o observador descobre no homem livre, seja qual for o seu estado, profissão ou fortuna. Quando ele percebe desprezo, ou ultraje da parte de um rico ou poderoso, desenvolve-se imediatamente o sentimento de igualdade; e se ele não profere, concebe ao menos, no momento, este grande argumento: não sou escravo. Eis aqui no nosso modo de pensar, a primeira causa da tranquilidade de que goza o Brasil: o sentimento de igualdade profundamente arraigado no coração dos brasileiros.
(Padre Diogo Antônio Feijó apud Miriam Dolhnikoff.
O Pacto Imperial, 2005.)
 
O texto, publicado em 1834 pelo Padre Diogo Antônio Feijó,
a) parece rejeitar a escravidão, mas identifica efeitos positivos que ela teria provocado entre os brasileiros.
b) caracteriza a escravidão como uma vergonha para todos os brasileiros e defende a completa igualdade entre brancos e negros.
c) defende a escravidão, pois a considera essencial para a manutenção da estrutura fundiária.
d) revela as ambiguidades do pensamento conservador brasileiro, pois critica a escravidão, mas enfatiza a importância comercial do tráfico escravagista.
e) repudia a escravidão e argumenta que sua manutenção demonstra o desrespeito brasileiro aos princípios da igualdade e da fraternidade.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 17
Focalizando eventos do final do século XVI e início do século XVII português, a passagem procura destacar a) os abusos de poder da aristocracia governante. b) as sábias e justas decisões dos governantes. c) o desejo das pessoas de agradar os poderosos. d) a tranquilidade e a despreocupação da existência. e) a admiração indiscriminada dos súditos pelo poder real.
UNESP 2019 – Questão 8
Examine o cartum de Mick Stevens, publicado pela revista The New Yorker em 15.02.2018 e em seu Instagram, e as afirmações que se seguem. I. Depreende-se do cartum uma concepção platônica do amor. II. No cartum, o conceito físico mencionado reforça a ideia de amor platônico. III. No cartum, nota-se a atribuição de características humanas a seres inanimados. Está correto apenas o que se afirma em a) I e II. b) II e III. c) II. d) I. e) III.
UNESP 2017 – Questão 42
No presidencialismo, a instabilidade da coalisão pode atingir diretamente a presidência. É menor o grau de liberdade de recomposição de forças, através da reforma do gabinete, sem que se ameacem as bases de sustentação da coalisão...
UEL 2010 – Questão 22
Constituem exemplos de políticas eugenísticas promovidas como política oficial de Estado: ...
UNESP 2014 – Questão 90
O que era impressão virou estatística: a cidade de São Paulo está cada dia mais lenta. Quem mostra é a própria CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que concluiu um estudo anual sobre o trânsito paulistano. ...