UNESP 2013 – Questão 18

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Software Livre, isto é, software que respeita as liberdades dos usuários de executar o software para qualquer propósito, de estudar o código fonte do software e adaptá-lo para que faça o que o usuário deseje, de fazer e distribuir cópias do software, e de melhorá-lo e distribuir as melhorias, permite que pessoas usem computadores sem abrir mão de serem livres e independentes, sem aceitar condições que os impeçam de obter ou criar conhecimento desejado.
Software que priva o usuário de qualquer dessas liberdades não é Livre, é privativo, e mantém usuários divididos, dependentes e impotentes. Não é uma questão técnica, não tem nada a ver com preço nem com a tarefa prática desempenhada pelo software. Um mesmo programa de computador pode ser Livre para alguns usuários e não-Livre para outros, e tanto os Livres quanto o privativos podem ser grátis ou não. Mas além do conhecimento que foram projetados para transmitir, um deles ensinará liberdade, enquanto o outro ensinará servidão.
[...]
Se o usuário depender de permissão do desenvolvedor do software para instalá-lo ou utilizá-lo num computador qualquer, o desenvolvedor que decida negá-la, ou exija contrapartida para permiti-la, efetivamente terá controle sobre o usuário. Pior ainda se o software armazenar informação do usuário de maneira secreta, que somente o fornecedor do software saiba decodificar: ou o usuário paga o resgate imposto pelo fornecedor, ou perde o próprio conhecimento que confiou ao seu controle. Seja qual for a escolha, restarão menos recursos para utilizar na educação.
Ter acesso negado ao código fonte do programa impede o educando de aprender como o software funciona. Pode parecer pouco, para alguém já acostumado com essa prática que pretende também controlar e, por vezes, enganar o usuário: de posse do código fonte, qualquer interessado poderia perceber e evitar comportamento indesejável, inadequado ou incorreto do software. Através dessa imposição de impotência, o fornecedor cria um monopólio sobre eventuais adaptações ao software: só poderão ser desenvolvidas sob seu controle. Pior ainda: cerceia a curiosidade e a criatividade do educando. Crianças têm uma curiosidade natural para saber como as coisas funcionam. Assim como desmontam um brinquedo para ver suas entranhas, poderiam querer entender o software que utilizam na escola. Mas se uma criança pedir ao professor, mesmo o de informática, que lhe ensine como funciona um determinado programa privativo, o professor só poderá confessar que é um segredo guardado pelo fornecedor do software, que a escola aceitou não poder ensinar ao aluno. Limites artificiais ao que os alunos poderão almejar descobrir ou aprender são a antítese da educação, e a escolha de modelos de negócio de software baseados numa suposta necessidade de privação e controle desse conhecimento não deve ser incentivada por ninguém, muito menos pelo setor educacional.
(Alexandre Oliva, Software privativo é falta de educação.
http://revista.espiritolivre.org)

Crianças têm uma curiosidade natural para saber como as coisas funcionam.
No contexto em que surge, no último parágrafo, esta frase aponta um fato que reforça o argumento de Alexandre Oliva, segundo o qual
a) seria altamente educativo que as escolas utilizassem programas sem limitações de acesso a seu funcionamento.
b) a educação brasileira necessita, urgentemente, de teorias que estimulem ainda mais a curiosidade infantil.
c) tanto faz usar um tipo de programa como outro, desde que as crianças sejam consultadas primeiro.
d) tanto faz usar um software privativo como livre, que as crianças sempre dão um jeito de desmontá-lo.
e) os programas privativos, apesar dos problemas que apresentam, são mais indicados para a educação.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 1
Examine a tira do cartunista André Dahmer. ( Vida e obra de Terêncio Horto, 2014.) O personagem retratado revela um temperamento a) irresponsável e agressivo. b) contestador e visionário. c) ingênuo e complexado. d) amargurado e desiludido. e) conservador e autoritário.
UNESP (julho) 2012 – Questão 11
Na linguagem do futebol e dos esportes, o termo raça, que aparece no título deste artigo, significa: a) diferença de origem geográfica. b) o conjunto dos ascendentes e descendentes. c) desprezo aos companheiros menos talentosos. d) maior inteligência e afinidade. e) vontade firme, grande determinação
UNESP (julho) 2012 – Questão 51
Leia o texto. ...
UNESP 2009 – Questão 1
Um viveiro clandestino com quase trezentos pássaros foi encontrado por autoridades ambientais. Pretende-se soltar esses pássaros seguindo um cronograma, de acordo com uma progressão aritmética, de modo que no primeiro dia sejam soltos cinco pássaros, no segundo dia sete pássaros, no terceiro nove, e assim por diante. Quantos pássaros serão soltos no décimo quinto dia? a) 55. b) 43. c) 33. d) 32. e) 30.
UNESP 2011 – Questão 51
Analise o mapa. ...