UNESP 2010 – Questão 46

Ciências Humanas / Geografia / Cartografia: a Linguagem dos Mapas / Elementos Principais da Cartografia
 Observe os mapas.
(Regina Vasconcelos, Ailton P. Alves Filho. Novo Atlas Geográfico. São Paulo: FTD, 1999. Adaptado.)
 
A respeito destas projeções cartográficas é correto afirmar que
a) na projeção de Mercator, os meridianos e os paralelos são linhas retas, que se cortam em ângulos retos, provocando distorções mais acentuadas nas áreas continentais de baixas latitudes.
b) a de Peters é frequentemente apontada como uma projeção que expressa o poderio do Norte sobre o Sul, visto que superdimensiona as terras do Norte. 
c) a de Peters é muito útil na navegação, pois respeita as distâncias e os ângulos, embora não faça o mesmo com o tamanho das superfícies.
d) a projeção de Mercator é, comumente, utilizada em cartas topográficas e, no Brasil, é adotada como base do sistema cartográfico nacional.
e) a projeção de Peters utiliza a técnica de anamorfose, o que explica o alongamento dos continentes no sentido Norte – Sul, mantendo a fidelidade à proporção de áreas.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 56
A crise de abastecimento de água em São Paulo se agravou significativamente a partir de 2002, quando a empresa pública Sabesp passou a priorizar a obtenção de lucro. Com essa alteração, a água deixou de ser considerada bem público e recurso...
UNESP 2015 – Questão 49
Observado de um ângulo distinto, o desenvolvimento da primeira metade do século XX apresenta-se basicamente como um processo de articulação das distintas regiões do país em um sistema com um mínimo de integração. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 24
No experimento da Universidade de Minnesota, o gel diminuiu o risco de infecção viral porque ...
UNESP 2013 – Questão 49
O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos. ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 44
O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua...