UNESP (julho) 2009 – Questão 58

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
Expansão das estradas de ferro
 
 
* Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara (antigo distrito Federal), Minas Gerais e São Paulo.
(apud Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil)
 
A partir da análise dos dados apresentados e dos seus conhecimentos sobre o período, é correto afirmar que:
a) o desenvolvimento da economia cafeeira teve, entre meados do século XIX e início do XX, um forte vínculo com a expansão do transporte ferroviário.
b) nas duas décadas finais do século XIX, o avanço dos trilhos na região cafeeira recuou em função das crises enfrentadas na exportação do produto.
c) com as leis abolicionistas, a partir de 1871, ocorreu uma queda brusca na expansão ferroviária na região cafeeira, mas não no Brasil.
d) apesar da riqueza gerada pelo café, a malha ferroviária do Sudeste sempre foi muito modesta quando comparada ao restante do país.
e) o auge da produção de café no Vale do Paraíba, registrado no início do século XX, não se beneficiou da construção de novas estradas.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2010 – Questão 11
O soneto Acrobata da dor revela, entre outras, uma das características notáveis do estilo poético de Cruz e Sousa, que é a grande presença de adjetivos, colocados antes ou após os substantivos a que se referem. Observe estes cinco exemplos...
UNESP 2005 – Questão 16
O esquema seguinte representa a produção de compostos nitrogenados a partir do metabolismo de um composto orgânico em diferentes grupos animais. ...
UNESP s. port 2006 – Questão 50
Leia os dois textos seguintes. ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 35
A natureza possui uma notável capacidade de regeneração, embora alguns ecossistemas sejam muito vulneráveis aos impactos ocasionados pelo ser humano e às variações ambientais. Com relação a essa temática, governos e organizações não...
UNESP 2012 – Questão 58
Leia o texto sobre a tragédia de Realengo. ...