UNESP (julho) 2009 – Questão 54

Ciências Humanas / História / A Colonização Portuguesa / Capitanias Hereditárias
Sobre o tratamento dispensado aos índios no período colonial, pode-se afirmar que
a) os colonos de várias regiões do Brasil e os representantes das ordens religiosas, especialmente os jesuítas, entraram em conflitos, pois defendiam formas diversas nas relações com as sociedades indígenas.
b) as ordens religiosas de origem portuguesa e os grandes proprietários rurais defendiam a escravização indiscriminada dos povos indígenas, mesmo para aqueles que fossem catequizados.
c) com o início do tráfico negreiro para o Brasil em fins do século XVI, uma ampla legislação do Estado português de proteção aos índios passou a vigorar, cessando de imediato a escravidão indígena.
d) para a Igreja Católica e para os senhores de escravo, árduos defensores do sentido religioso da colonização do Brasil, a escravização indígena deveria ser um instrumento de conversão religiosa.
e) a experiência de escravização dos povos indígenas no Brasil foi efetiva em poucas regiões do nordeste, em atividades de menor importância econômica, e apenas nas primeiras décadas da presença lusa.
Esta questão recebeu 7 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 87
A equação polinomial x3-3x2+4x-2=0 admite 1 como raiz. Suas duas outras raízes são: a) (1+3i) e (1-3i) b) (1+i) e (1-i) c) (2+i) e (2-i) d) (-1+i) e (-1-i) e) (-1+3i) e (-1-3i)
UNESP (julho) 2014 – Questão 68
Dois casais, Rocha e Silva, têm, cada um deles, quatro filhos. Quando consideramos os tipos sanguíneos do sistema ABO, os filhos do casal Rocha possuem tipos diferentes entre si, assim como os filhos do casal Silva. Em um dos casais, marido e...
UNESP 2010 – Questão 81
Considerando o papel do mármore na construção civil, é de suma importância conhecer a resistência desse material frente a desgastes provenientes de ataques de ácidos de uso doméstico. Em estudos de reatividade química, foram realizados...
UNESP 2011 – Questão 2
Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode-se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso a) evitar a arte retórica. b) conhecer bem o assunto. c) discernir a verdade do assunto. d) ser capaz de criar aparência de verdade. e) unir a arte retórica à expressão da verdade.
UNESP 2008 – Questão 7
Seja A uma matriz. Se A3=100061401434 , o determinante A é: a) 8. b) 22. c) 2. d) 23. e) 1.