UNESP (julho) 2009 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Mecanismos de Defesa
Pesquisadores da Universidade de Minnesota identificaram em macacas uma substância capaz de evitar o contágio por via sexual de um vírus similar ao HIV. Eles acompanharam atentamente os primeiros dias depois do contágio e descreveram como uma infecção localizada no útero progride até espalhar-se para o organismo. Nas primeiras horas, apenas um pequeno grupo de células do aparelho reprodutor é invadido pelo vírus. O tecido prejudicado inflama e o sistema imunológico recruta células de defesa para debelar a infecção incipiente. A reação, no entanto, beneficia o vírus, que procurava justamente células de defesa para infectar e, assim, se espalhar pelo organismo.
Testaram, então, um gel com monolaurato de glicerol, aplicado na vagina de cinco macacas. Depois, simularam o contágio por via sexual inoculando até quatro doses de soluções ricas em vírus. O gel diminuiu a produção de proteínas responsáveis pelo processo inflamatório no corpo. Nenhuma fêmea desenvolveu a doença. Para controle do teste, realizaram o mesmo procedimento em cinco macacas que não usaram o gel: quatro contraíram a infecção.
“O trabalho mostra que você não precisa atacar diretamente o vírus para impedir que ele infecte as células”, explica o infectologista Esper Kallás, da Universidade de São Paulo. “Você pode atuar no processo inflamatório que beneficia o vírus.”
(O Estado de S.Paulo, 04.03.2009. Adaptado)
No experimento da Universidade de Minnesota, o gel diminuiu o risco de infecção viral porque
a) diminuiu a produção de histamina, que participa de reações de hipersensibilidade, diminuindo o recrutamento de células T CD8.
b) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células
T CD8. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção.
c) diminuiu a produção de citocinas, que recrutam células T CD4. Com isso, essas células não entraram em contato com o vírus, diminuindo o risco de infecção.
d) diminuiu a produção de histamina, que estimula a elevação da temperatura, diminuindo o recrutamento de células T CD4.
e) diminuiu a produção de anticorpos. Com isso, as células de defesa não são recrutadas, diminuindo o risco de infecção.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2018 – Questão 45
Esse produto percorreu ampla região, desde o Morro da Tijuca, no Rio de Janeiro, no primeiro quartel do século XIX, até o norte do Paraná, onde praticamente cessou sua marcha na década de 1970. Nesse período, seu percurso deixou marcas...
UNESP 2020 – Questão 25
The future is largely urban By 2030, there will be 5 billion people living inurban areas (61% of the estimated worldpopulation of 8.2 billion) The chart shows that the approximate period of time when both urban and rural estimated populations were equal was a) just before 2005. b) from 2010 onwards. c) before 1950, not pictured in the chart. d) from 1950 to 1980, when the lines were parallel. e) a bit after 2005 to around 2010.
FUVEST 2005 – Questão 91
Quando afirmamos que o metabolismo da célula é controlado pelo núcleo celular, isso significa que ...
UNESP 2017 – Questão 24
No primeiro parágrafo, a resposta da Dra. Sigrid Veaseyà questão “Is there anything I can do to train my body toneed less sleep?” indica que ...
Base dudow 2000 – Questão 36
Joãozinho, ao nascer, apresentou a doença hemolítica do recém-nascido ou eritroblastose fetal. Foi abandonado quando criança e criado por pais adotivos. Anos mais tarde, Francisca, dizendo ser sua mãe biológica, veio reclamar sua posse. No...