UNESP (julho) 2009 – Questão 10

Matemática / Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo / Seno, Cosseno e Tangente de um Ângulo Agudo
Uma das maneiras de se calcular o raio da Terra, considerando-a como uma esfera, é escalar o topo de uma montanha cuja altitude acima do nível do mar seja conhecida e medir o ângulo entre a vertical e a linha do horizonte. Sabendo-se que a altitude do topo do Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia/RJ, é de 2 791 metros em relação ao nível do mar, e que deste ponto ao ponto, no horizonte, sobre o Oceano Atlântico, faz um ângulo de 43,6° com a vertical, o raio estimado da Terra, em quilômetros, é:
Use: sen (43,6°) = 0,69
 
a) 2,1 km.
b) 4,4 km.
c) 4,7 km.
d) 6,2 km.
e) 9,7 km.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2018 – Questão 23
No trecho do terceiro quadrinho “We’re not that dumb!”, o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por a) so. b) which. c) over. d) more. e) quite.
UNESP 2013 – Questão 65
Uma coleção de artrópodes é formada por 36 exemplares, todos eles íntegros e que somam, no total da coleção, 113 pares de patas articuladas. Na coleção não há exemplares das classes às quais pertencem o caranguejo, a centopeia e o...
UNESP (julho) 2006 – Questão 64
As moléculas de cis-dibromoeteno (I) e trans-dibro-moeteno (II) têm a mesma massa molar e o mesmo número de elétrons, diferindo apenas no arranjo de seus átomos: À temperatura ambiente, é correto afirmar que a) os dois líquidos possuem a mesma pressão de vapor. b) cis-dibromoeteno apresenta maior pressão de vapor. c) as interações intermoleculares são mais fortes em (II). d) trans-dibromoeteno é mais volátil. e) as duas moléculas são polares.
UNESP s. port 2006 – Questão 5
Considere o polinômio p(x) = x3 + bx2 + cx + d, onde b, c e d são constantes reais. A derivada de p(x) é, por definição, o polinômio p’(x) = 3x2 + 2bx + c. Se p’(1) = 0, p’(–1) = 4 e o resto da divisão de p(x) por x – 1 é 2, então o polinômio p(x) é: a) x3 – x2 + x + 1. b) x3 – x2 – x + 3. c) x3 – x2 – x – 3. d) x3 – x2 – 2x + 4. e) x3 – x2 – x + 2.
UNESP 2011 – Questão 2
Após uma leitura atenta do fragmento do diálogo Fedro, pode-se perceber que Sócrates combate, fundamentalmente, o argumento dos mestres sofistas, segundo o qual, para fazer bons discursos, é preciso a) evitar a arte retórica. b) conhecer bem o assunto. c) discernir a verdade do assunto. d) ser capaz de criar aparência de verdade. e) unir a arte retórica à expressão da verdade.